sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CRIPTA ( ENTREVISTA )




















ENTREVISTAS DO CAIXAO#44

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.

Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/ a Djan
do CRIPTA
um dos pixos mais conhecidos de SP.


1-Quando e como você se envolveu c/ a pixação?




CRIPTA -Eu comecei a pixar no ano de 1996 influenciado pelos amigos mais velhos que já estavam pixando, eu era o único da turma que ainda não estava pixando, então peguei uma tinta e um pincel velho e escrevi um DJ no muro de casa, eu já fazia uns nas carteiras e banheiros da escola, mas aquele era o primeiro de tinta, em seguida fiz mais uns na rua de casa, no segundo role que fiz já me dei mal, tomei um banho de tinta e o dono da casa que pichei ainda me levou em casa todo pintado, já não tive como esconder da família dês do começo.


2-Porque "CRIPTA”? Conte a historia do pixo?



CRIPTA -A família Cripta foi lançada em 1996 pelo mano CBR, ele já pixava dês de 1995 e inspirado por um seriado de TV que passava na época que se chamava “Contos da Cripta” ele resolveu começar a pixar Cripta, eu só entrei para família em 1997, antes eu já tinha pixado OS ASSASSINOS – GDV – GAROTOS – APUROS e finalmente entrei para família Cripta que faço parte até hoje.

3-Como era a pixação na época em que começou c/ os roles?



CRIPTA -Na época que comecei tinha pouca informação, eu só sabia o que era pixação dentro da quebrada, eu não tinha dimensão que o movimento pegava com tanta intensidade nos quatro cantos da cidade, não sabia que tinha points festas, nem o #DI# eu sabia que existia, eu morava no município de Barueri Zona Oeste e poucos pixadores da quebrada saiam para pixar o centro da cidade, a disputa era mais territorial, tipo quem pixava mais na quebrada, em 1997 a vinda de um pixador mudaria a visão de todos pixadores da quebrada, foi a vinda do “Killer 8º Batalhão”, killer já era um pixador conhecidíssimo em São Paulo, e em pouco tempo ele acabou com todos os picos da cidade de Barueri, depois dominou os melhores prédios da região oeste, através do role do killer que todos pixadores da quebrada começaram a ter dimensão do era a pixação em São Paulo.

4-E quais as diferenças dessa época c/ a pixação atual? Digo não somente em questão dos roles em si, mais também como um todo.



CRIPTA -Antigamente era mais difícil de integrasse ao movimento, se você não tinha um role de expressão dificilmente teria oportunidade de pixar com pixadores mais experientes, e havia muito preconceito com quem estava começando, você era bafo e ponto final, lembro de quando encontrava pixadores mais velhos no role e eles até tomavam as latas e mandavam sair fora, hoje em dia existe uma integração maior, até quem esta começando tem oportunidade de sair com quem já esta um tempo no role, outro fator era a informação, antigamente tinha pouca só lembro da revista “Fiz” e mesmo assim era só uma página dedicada ao pixo, e para marcar um role era só colando nos points ou em festas, a geração de agora pegou maior boi, agora temos a internet que se tornou uma grande rede de contatos, e isso facilita e muito para marcar um role.



5- O que e' pixação no seu ponto de vista?



CRIPTA -A pixação é o grito mudo dos invisíveis e excluídos da periferia, corre existencial, busca de adrenalina e diversão, alto firmação, somos a tribo dos guerreiros escribas underground crescente e predominante nas periferias da cidade, a pixação é a forma que os jovens excluídos pela sociedade criaram para excluir a sociedade que sempre os rejeitou, é o reflexo da própia cidade e do egoísmo e a perversidade das grandes metrópoles, é como diz aquela frase “Se calarem as vozes dos profetas até as pedras falaram”.

6-Costumo dizer que muitos pixam, porem poucos entendem e são pixadores de verdade. Em sua opinião, existe uma ideologia própia na pixação? Ou cada um busca seu objetivo dentro da pixação? Existe um movimento pixação?



CRIPTA -Sem duvida que a pixação seja um movimento, quando um pixador esta começando ele não tem noção de que a pixação é um movimento que existe uma hierarquia, depois que você passa a entender qual á hierarquia da pixação e o que você precisa para ser considerado um pixador que é a hora da verdade, o cara decide se vai pixar para valer ou vai querer ser só mais pixador de vila, essa é hora que ou você para ou cai de cabeça no movimento, e isso não é fácil tem que ter muita disposição, não adianta achar que é da noite para o dia que se constrói uma historia na pixação, e muitos quando descobrem isso acabam desistindo e ficando a margem da historia do movimento.

7-Depois daqueles "ataques" a Belas Artes, Choque Cultural, Bienal o que mudou no cenário da pixação?



CRIPTA -O que mudou foi que antes a pixação era somente reduzida a vandalismo e ninguém via a possibilidade da pixação ser vista ou discutida como manifestação artística, hoje essa questão já esta sendo pelo ao menos discutida, lógico que o preconceito ainda é muito grande e também não quero que ele acabe, mas uma coisa o circuito das artes e a sociedade têm que engolir, mesmo que rebeldes e marginais somos artistas, e o exemplo mais claro desse reconhecimento acabou vindo do outro lado o oceano, a fundação Cartier que fica ao sul de Paris é uma das instituições de Arte mais respeitadas e renomeadas da Europa, e eles reconheceram o valor da pixação pelo o que justamente ela é, e quem diria que um dia um pixador rotulado de vândalo e marginal seria convidado para participar como artista em uma exposição dentro de um museu e ainda por cima ganhando cachê, talvez nem o #DI# que foi o primeiro pixador a defender a pixação como manifestação artística imaginou essa possibilidade. Agora estou vendo nos blogues da playboizada vários falando que só foram entender a pixação depois que assistiram ao filme ” PIXO”em Paris, uns até falaram que sentiram orgulho da pixação ser algo genuinamente Brasileiro e Paulista, e esses caras são os mesmos que há uns dias atrás criticavam e recusavam o movimento.


8-Hoje em dia c/ essa super exposição da pixação na mídia e essa maquiagem toda que fazem em cima da chamada “arte de rua” você acha que os pixadores de verdade podem mudar a sua essência e domesticar os seus roles como fizeram alguns grafiteiros?



CRIPTA -Com certeza com essa possibilidade da pixação ser reconhecida como arte os pixadores têm que tomar cuidado para não serem cooptados pelo sistema como foram os grafiteiros, o que não podemos é deixar de se apropriar de espaço publico de forma ilegal, se os pixadores começaram a participar de eventos na rua com murais autorizados e patrocinados ai sim estaremos perdendo totalmente nossa essência, a pixação na rua tem que ser sempre ilegal, a rua que é o local de legitimação do pixador, não vai ser o fato de expor em uma galeria ou fazer um pixo em uma tela que vai reduzir nossa caminhada, se estiverem reconhecendo o pixador por seu histórico de transgressão nas ruas não vejo problema nenhum de um pixador participar de exposições em galerias e museus ou até mesmo de vender seu pixo em uma tela, se isso vir acontecer só temos que ter postura e se valorizar ao Maximo, porque quando saímos para pixar colocamos nossa integridade física e jurídica em risco, é disso que temos que lembrar quando recebermos qualquer convite, por que qual outro artista que coloca a vida em risco para executar sua obra? Nenhum.

9-Na real mesmo, o que você acha dessas paradas de apagarem pixos pela cidade e cobrirem c/ grafites? Existe mesmo algo do tipo Pixação x Grafite pelas ruas de SP?



CRIPTA -A questão é que o grafite aqui no Brasil virou antídoto contra a pixação no decorrer dos anos, e os grafiteiros se acovardaram na disputa por espaço nas ruas da cidade, o verdadeiro grafite nasceu de forma ilegal nas ruas de Nova York e aqui no Brasil a maioria dos grafiteiros não todos se esqueceram disso, tem muito espaço na cidade para pixadores e grafiteiros, o problema é que em quanto nos pixadores passamos todo tipo de humilhação e risco de vida para fazer nosso role, os grafiteiros apagam nossos pixos na sombra e água fresca e muitas vezes recebendo tinta e cachê, por isso sempre vai essa relação vai ser estreita entre os movimentos, pra min nem chega a ser uma disputa, nem da para comparar esse caras com nos, grafite virou decoração adorno enfeite em quanto a pixação se matem na transgressão.


10-Ultimamente temos visto por ai alguns "aproveitadores" em cima da pixação, tentando faturar em cima de algo que todos nos sabemos que e' espontâneo e verdadeiro. Comente sobre isso.



CRIPTA -Isso é o que mais me revolta e também foi um dos motivos pelos quais promovemos os ataques e atropelamos alguns murais de grafite, o que tem de grafiteiros e designer e outros tipos de pilantras se apropriando da estética e conceito transgressor da pixação para ganhar dinheiro não esta escrito, não acho justo pessoas que não fazem parte do nosso movimento se apropriar do que é puro e verdadeiro construído com sangue e suor para ganhar dinheiro, acho que se alguém tem que representar ou ganhar alguma coisa com a pixação seja aonde for tem que ser aqueles que sempre deram o sangue nas ruas como pixador, tem muito grafiteiro safado que paga de que foi ex pixador para se promover à custa do movimento, sendo que na realidade nunca chegaram a pixar. Tem grafiteiro famoso que quando percebeu que o pixo tava em alta na Europa começou a fazer letra de pixo para se manter a fama, até chinelo Havaianas roupa para a Nike já fizeram com letra de pixo e nem deixaram chegar ao Brasil pra ninguém descobrir, e com certeza logo mais esses pilantras serão desmascarados, e vai ser na base do atropelo, eu mesmo vou fazer questão de passar o rolo nos grafites desses caras, o foda é que ainda por cima tem pixador que baba o ovo e passa um pano para esse tipo de verme, mal sabendo metade da podridão, se alguém estiver interessado em descobrir essas podridões é só abrir uma pagina no flickr.

11- Sobre os trabalhos do "100Comedia" e "Escrita Urbana”, nos conte a historia desse projeto as dificuldades e os pros e contras... Pois muita gente só' viu os trabalhos prontos e não sabem da correria que existiu atrás das imagens.



CRIPTA -Entrei por um acaso nesses projetos, na realidade quem começou a gravar o 100Comédia foi o LZN VADIOS, só que ele teve que abandonar o projeto em 2003 devido a problemas com a justiça por causo da própia pixação, em 2004 começou a retomada do projeto, com uma câmera emprestada e atreves da ajuda de dois manos ALEXDRE DE MAIO da rap Brasil e RONEY YOYO EU consegui lançar o 100Comédia 1, no estúdio conheci o THO que alem de editor de imagens também estava produzindo o Escrita Urbana 1, nos acabamos nos juntando na produção dos dois DVDS, eu como diretor e THO como editor. A partir de 2006 tive que continuar com a produção dos DVDS sozinho, THO não segurou a onda pelo fato que os DVDS não davam lucro e ele precisava trabalhar para pagar sua faculdade, então continuei o corre sozinho sem apoio nenhum e investindo dinheiro do próprio bolso, quando percebi que nosso movimento estava passando em branco sem nenhuma forma de registro passei a me dedicar mais e mais, ainda mais porque ninguém faz nada pela pixação, teve que vim gringo aqui para poder sair um livro, e poucos pixadores tiveram condições de comprar porque um livro custa mais de 100,00R$, ainda por cima tenho que agüentar a boca pequena de alguns pixadores que acham que estou enriquecendo a custa da pixação, sendo que a vendagem dos DVDS é tão baixa que não chega a vender 30 por mês, depois de um ano inteiro de empenho e noites perdidas fora as várias horas no estúdio produzindo o vídeo essa é a resposta que recebo do movimento, mas eu não ligo nunca fiz isso por dinheiro, o foda é que uma hora vou ter que parar, hoje entendo por que o THO pulo fora ele tava era certo, criticar e destorcer a verdade é fácil, quero ver quem tem disposição para fazer.

12- Voltando p/ o assunto "CRIPTA”, depois da primeira fase da grife "OS + FORTES" ainda na época do Rolex a grife tinha dado uma caída, mais o pessoal do fundão z/o continuou a historia da grife... Hoje em dia são quantos pixos na grife?



CRIPTA -Eu entrei para Os + Fortes em 1999 e grife estava totalmente caída, os manos da geração anterior já tinham feito uma boa caminhada pela grife, mas até em tão todos daquela maravilhosa geração aviam parado, então em aquele era o momento de surgir uma nova geração da grife, eu sabia a responsabilidade que teria pela frente em representar uma grife que já tinha historia na pixação, ai no ano de 2000 o “TITA - ELEMENTOS” que trouxe a grife de volta para a Z/O quando mudou para cá em 1995 deixou no comando da grife EU e o “JC – PIADAS”, de lá para cá o que fizemos foi justamente representar o nome da família Os+Fortes o melhor que pudéssemos, de dois em dois anos realizamos festas da grife, temos nossa comunidade no orkut “CIRCULO FORTE A FAMILIA” com a lista de todos que fazem parte dessa nova geração, e não toleramos quem entra para a grife pelas portas dos fundos, por que tem muito moleque que fica usando o nome de turmas da antiga que foram da grife para dizer que também é Os+Fortes, mas nos deixamos bem claro para todos que se não entrou na grife por nos não foi ninguém que colocou, até mesmo porque o TITA é motoqueiro e anda por toda a cidade acompanhando a cena da pixação nos muros e prédios, e mesmo no comando da grife sempre damos satisfação para ele de como anda a grife, até mesmo porque se não tiver um controle a grife vira bagunça e a molecada que ta começando agora tem que entender uma coisa, para fazer parte de uma grife conhecida tem que fazer por onde e esperar o convite, não adianta querer começar a pixar hoje e já sendo de grife famosa isso é pagassão de lanche, se não mete as caras na rua para fazer sua historia não adianta, até mesmo porque se não for assim a grife acaba virando bagunça como infelizmente algumas grifes que tem historia na pixação de São Paulo viraram.

13-Depois desses anos todos de role, quais foram os piores e melhores roles que você já' fez? Aqueles que ficaram na memória, e cite o por que.



CRIPTA -Momentos ruins dos roles todos aqui já sabem o que é, banho de tinta, coro na rua, delegacia fórum, vou aproveitar o espaço para contar sobre momentos bons e um deles foi uma escalada que fiz no ano de 2000 em Osasco, foi a primeira vez que escalei um prédio todo por fora, o prédio ficava bem no centro de Osasco de frente para estação de trem, os únicos até o momento que tinham conseguido pixar esse prédio tinham sido “KIDÃO e ROBO” isso no ano de 1990, e eles entraram pela portaria e esse esquema já estava manjado no prédio, eu já tinha tentado invadir ele duas vezes, uma vez consegui estourar uma porta no saguão e chegar às escadas, mas fomos pegos por moradores do prédio, daí em então comecei a pensar na possibilidade de escalar o prédio por fora, os buraquinhos nas varandas dos apartamentos levavam até o ultimo andar, o único problema era lá em cima, o beiral para chegar ao topo era meio distante, eu teria que me esticar todinho para conseguir alcançar e mesmo assim correria o risco de não dar certo, mas eu estava descidido a ir de qualquer forma, ainda mais porque todos terríveis da Z/O que estavam na ativa na época queriam fazer o prédio, então em uma noite de Domingo foi nessa missão, meu parceiro de escaladas na época o “KKU – MUCAMOS” desistiu de chegar ao ultimo momento para ficar com sua mina, como EU estava na febre tão grande que fui sozinho mesmo, chegando lá fiz uma media na frente do prédio esperei o segurança dar algumas voltas no quarteirão, em seguida subi para o saguão por onde EU começaria a escalada, pra escalar foi de boa cheguei ao ultimo rapidinho, então me estiquei para pegar no beiral do topo e não alcancei por dois dedos, fiquei revoltado mais não estava disposto a descer, daí então pisei um buraco para cima do limite que meu corpo estava esticado, apoiei meu ombro no para peito ao lado e consegui colocar as mãos no beiral do topo, foi uma sensação extrema quando cheguei ao topo, depois de dez anos eu era o segundo pixador a subir ali. Ainda por cima escalando ele todo por fora, depois de admirar um pouco a paisagem de cima comecei a fazer meu pixo bem de frente para estação, derrepente começou a cair uma garoa forte que rapidamente me deixou todo molhado, para minha sorte o vento estava soprando para as costas do prédio e a garoa não apagou meu pixo, depois que terminei tentei descer pelas escadas, mas o portão estava fechado e eu não tinha nada para arrombá-lo então só me restava descer pelo mesmo local que subi, o problema era que agora o prédio que era todo de pastilhas estava molhado e aquela manobra do ultimo andar que já tinha sido difícil eu teria que a fazer de novo para descer, a minha sorte é que tinha uma calha na lavanderia da qual me apoiei para me equilibrar e conseguir descer, na decida ainda peguei uma camiseta do Real Madri original que estava em uma lavanderia, foi embora feliz e de camiseta nova.



14-Em sua opinião, qual será' o futuro da pixação em SP?



CRIPTA -Acho que o futuro da pixação é ser usado por nos pixadores não só como um lazer e sim como instrumento de revolução também, porque nos temos esse poder nas mãos, com a tinta não precisamos derrubar uma gota de sangue para protestar ou reivindicar sobre nossos direitos de cidadão a tinta é nossa arma, a raiz do pixo é a contestação e isso se perdeu muito nos últimos tempos, vários manos do pixo criticaram quando invadimos a Bienal em 2008 achando que isso iria arrastar o movimento sendo que a pixação já é considerada crime no código penal há muito tempo, então vamos ficar sempre de braços cruzado em quanto nosso movimento é somente reduzido a vandalismo e sujeira, o próprio #DI# já fazia esse corre antes de morrer, ele pixou o pico da Bienal de 1996 e ainda fez um monumento de concreto com seu pixo e deixou exposto no parque do Ibirapuera, e sabe o que fizeram? Nada simplesmente recusaram, mas ele não estava preocupado com isso por que sabia o que esta fazendo e acreditava nisso, se nos não defendermos o que é nosso quem vai fazer isso por nos.

15 - A ultima pergunta e' sempre um espaço aberto p/ você falar o que quiser mandar a sua idéia, portanto fique a vontade.



CRIPTA -Eu espero de coração que a galera o pixo deixe a vaidade de lado na pixação e comece a se unir e correr cada vez mais em prol do movimento em coletivo, com certeza e legal conquistar o reconhecimento dentro do movimento, mas se só ficarmos focados nessa disputa para ver quem é o melhor e não nos unirmos o movimento tende a enfraquecer com o tempo, tipo quando a policia cola no point e coloca todos para correr, se ficarmos juntos e unidos para debater eles não vão poder fazer nada, mesmo porque estar na rua é um direito nosso de cidadão, temos o direito de ir e vir e até mesmo pixar faz parte da liberdade de expressão que também é um direito nosso, então galera o que espero e acredito é isso, sem respeito integração e humildade jamais o movimento chegará a lugar algum.

VIVA a PIXAÇÃO.

clique nas imagens p/ aumentar de tamanho.













































contatos:
http://www.fotolog.com/cripta_1996

http://www.youtube.com/user/CriptaDjan

http://www.flickr.com/photos/criptadjan/

http://www.flickr.com/photos/escritaurbana/

http://www.fotolog.com/escritaurbana

http://www.youtube.com/user/escritaurbana

17 comentários:

  1. Valeu Djan pela entrevista e por dividir conosco um pouco da historia do CRIPTA e tbm as suas opinioes.

    Isso so' enriquece o nosso site e tbm todas as discussoes sobre a pixacao... como ja' te disse um vez , aqui no nosso site so' da a letra quem e' ou ja' foi pixador mesmo... aqui esses aproveitadores nao se criam e tao pouco importa a opiniao deles... aqui e' um site de pixacao criado por pixadores de verdade e c/ a participacao de verdadeiros pixadores.

    Gostei muito da ideia que vc mandou e fica frio pois e' aquela mesma historia nego... muitos irao levantar a voz p/ criticar e falar mal , porem os mesmos jamais levantam sequer 1 dedo p/ fazer algo em prol do movimento

    Falar e' facil... dificil e' fazer.

    Forte abraco guerreiro e na melhor e' nois!

    TUMULOS*bacal
    --saopaulosaka--

    ResponderExcluir
  2. Fiquei afastado do movimento durante 12 anos, por conta de responsas pessoais, pq sabe como é né? pixação SATISFAZ o psico, mas não enche barriga... Em 2009, na oportunidade do Aniversário de (20)anos da Família "SUINOS" resolvi verificar de perto o movimento do qual NUNCA me esquecí. Desta forma tomei conhecimento do NOVO COMANDO da GRIFF (OS + FORTES). Não desconfiei da cena, porque sei que o TITA sempre foi Ponta Firme no movimento e o DESTAQUE de vcs é indiscutível... Quando tive a chance de conhecer pessoalmente o mano Djan, me interei do que fez e faz pelo movimento aqui e na Gringa. Não deu outra... Tive a Certeza de que a Família Continua muito bem REPRESENTADA...
    Parabáns Família "CRIPTA" vcs já assinaram o nome na LISTA do movimento e são uns dos primeiros que se importam com que os OUTROS assinem também e que o "NOSSO MOVIMENTO" que pode não parecer aos leigos, mas SIGNIFICA MUITO, não passe EM BRANCO...

    Forte Abraço.

    OS + FORTES / SÓ A DIRETORIA

    "S.U.I.N.O.S".prs

    ResponderExcluir
  3. Salve Bacal!

    A satisfação é toda minha em compartilhar o que penço com os que realmente são do movimento, Fico mais feliz ainda de ver que voce mesmo do outro lado do mundo não perdeu o vinculo com o movimento, pelo contrario, esta nos representando ai do outro lado, até cana vc ja tirou ai rsrsrs.

    Pra quem não sabe Cripta e Tumulos tem o mesmo significado.

    Forte Abraço Bacal!

    FamiLia CRIPTUMULOS!

    ResponderExcluir
  4. E ISSO AI RAPAZ ,SEMPRE FORTALECENDO O MOVIMENTO PIXAÇAO E AS NOSSAS QUEBRADAS DO FUNDAO DA ZONA OESTE DE SAMPA(CARACAS,BARUERI,JANDIRA,ITAPEVI,OSASCO ).
    E SEMPRE INTERAJINDO A NOVA GERAÇAO DO PIXO COM A VELHA ESCOLA DO PIXO DE SAMPA.UM FORTE ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    A D R *G* CARACAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ISSO AÍ DJAN parabéns por tudo que você faz pela pichação e por seu crescimento no audiovisual,grande abraço

    THO

    ResponderExcluir
  6. Salvi CRIPTA satisfação poder conhecer um pouco mais da sua historia "O MOVIMENTO PIXAÇÂO" como já vimos tem muito á acrescentar no cenário mundial urbano com uma linguagem simples e objetiva como VC mesmo faz...

    Tah ligado que a nossa consideração por vc eh verdadeira e de coração falo isso em nome da familia "RETARDADOSz/n" tah ligado neh...

    vida longa DJAN é sempre bom poder ligar o LADO NORTE com o FUNDÃO ZO...sempre que for preciso pode acionar!!!

    1forte abç "FAMILIA CIRCULO FORTE"

    ResponderExcluir
  7. SALVE ,ENTREVISTA MUITO BOA ,,,,
    HJ EM DIA GRAFITI VIROU STATUS ,EU VEJO ALGUMAS COMUNIDADES NO ORKUT SCROTAS ,,, EU LI UMA Q OS PLAYBAS CRITICAVAM QUEM FAZIA O TRAMPO COM CAL OU LATEX ,,,,OS SABIOS DIZIAN Q O VERDADEIRO GRAFITI É COM SPRAY ,, MAS HJ EM DIA QUEM CONSEGUE COMPRAR SPRAY ...E OUTROS TOPICOS POR AI VAI ....
    ACHO Q NAUM TEM CABIMENTO UMA CIDADE DO TAMANHO DE SP O CARA ATROPELAR UM PIXO PRA FAZER GRAFITI ..
    OUTRO PONTO É TRETA ENTRE PIXADORES E GRAFITEIROS ,,,,O CARA QUE SAI DE BOA GRAFITANDO OU SEJA LA QUAL FOR O NOME BOMBER .GRAPIXO E PIXANDO , SE VC RESPEITAR A RAPAZIADA JA MAS TERA CONFUSÃO ..
    ACONTECE Q MUITO PILANTRA INFILTRADO NA MODA Q É O GRAFITI QUER SE APARECER ,,,,,SAIU DO ATELIER E QUER ACHAR Q O DESENHO DELE EM MURO VALE MAS QUE A PIXAÇAO ,QUE PODE ATROPELAR ,PQ A ARTE DELE É MAS IMPORTANTE .......
    ME ESTENDI PQ FICO PUTO COM ESA RAÇA DE FDP ..QUE APRENDEU A GRAFITAR EM ESCOLA E QUER MESCLAR DESIGN GRAFITI E MODA

    ResponderExcluir
  8. lembro desse mulek com 15 anos kkkkk era apenas um garoto inocente parabens zika se cuida a historia ta certinha deus te abençoe ......paz circulo vicioso srrssrs

    ResponderExcluir
  9. pow muita loka a entrevista do djan
    noix temos q nos unir velho
    pra mostra q a pixaçao é um movomento q nao pode ser comprado nem controlado
    vi umas entrevista do djan na globo ele mesmo
    na tv nao deixou de disser q noix nunca vamos acabar
    somos eternos
    viva a pixaçao
    vlw familia tumulos

    aki é a familia 100 parar recife_pe


    pixador é boia
    qualidade é q falta

    ResponderExcluir
  10. salve a todos que acessam as entrevistas do nosso site.

    infelizmente eu tive de deletar alguns comentarios aqui na entrevista do "CRIPTA djan" pois estava virando putaria essas ideia de ficar xingando o cara aqui no nosso site.

    deixo bem claro que apesar da grande amizade que tenho pelo Djan , naum estou deletando as postagens p/ passar pano pro cara pois ele naum precisa disso...

    as postagens foram apagadas pelo simples fato de que se tiverem algo p/ falar ao rapaz , que facam isso na cara dele... e naum aqui no nosso site

    seja alguma bronca ou opiniao construtiva , c/ certeza sera muito mais proveitoso vc chegar diretamente no cara e expor o seu ponto de vista sobre qualquer q seja o assunto

    estou afastadao do que rola na pixacao atualmente ae em Sampa e peco na humildade mesmo que respeitem e saibam usar esse espaco que e' uma parada voltada a todos nois que curtimos pixacao , independente de grifes , quebradas e geracoes...

    esse site foi feito p/ somar e naum um local p/ quem naum tem ao menos coragem de assumir oq fala e pensa vomitar as suas frustracoes...

    espero que naum tenha de voltar aqui p/ apagar mais postagens infantis

    abraco a todos e viva o pixo!

    TUMULOS*bacal

    a familia do caixao

    Saopaulosaka since 1989

    ResponderExcluir
  11. Cripta grande pixador e grande representante do movimento. Parabens pelas conquistas!

    ResponderExcluir
  12. MUITOS CRITICAM VC DJAN POR INVEJA...
    PORQUE TODO MUNDO VE O QUANTO VOCÊ ESTÁ SE DEDICANDO PELA PIXAÇÃO...
    NÃO É QUALQUER UM Q METE AS CARAS COMO VOCÊ METE, ATÉ PORQUE SABEMOS O QUANTO SOMOS CONSIDERADOS CRIMINOSOS PERANTE A SOCIEDADE...
    PODE TER CERTEZA Q ASSIM COMO ALGUNS NOMES, VOCÊ JA FAZ PARTE DA HISTORIA DA PIXAÇÃO...

    ResponderExcluir
  13. Salve Túmulos,

    enviei um e-mail no endereço entrevistas2000@gmail.com

    Pra um parceria e tal. Fico no aguardo!

    abraços

    ResponderExcluir
  14. Nabor

    Ja' entrei em contato atraves do seu e-mail

    forte abraco!

    ResponderExcluir
  15. Foda a entrevista,,, ele sempre manda bem.

    NUNO DV

    RJ

    ResponderExcluir
  16. XUIM,, ERA O MELHOR DE TODOS,, VCS SABEM O PQ QUE O APELIDO DELE ERA XUIM?? EU SEI!!! EU ERA AMIDO DE INFÃNCIA DELE MEU APELIDO ERA MAGU LÁ NO BAIRRO.
    O XUIM TINHA CABELO RUIM QUANDO ERA CRIANÇA AI O PESSOAL LA DA RUA CHAMAVA ELE DE PIXAIM AI UMA OUTRA GALERA FALAVA PIXUIM AI DEPOIS FICOU XUIM !!! PRONTO TA EXPLICADO,, ESPERO Q O MARCELO NUM FIQUE BRAVO POR TER REVELADO UM DOS SEGREDOS MAIS BEM GUARDADOS DO PIXO!!! ABS

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO EM DEFENDER OS + FORTES DE S.P SAUDADES DE ANO EM QUE NOS REPRESENTÁVAMOS ESSA GRIFE SAUDA O TITA DOS ELEMENTOS MANO DA HORA FAMILIA SUINOE AGORA E SEMPRE DESEJA A TODOS DA FAMILIA CRIPTA MUITA PAZ ass:SUINOS- XANGÔ desde 88 /25anos depura dedicação.

    ResponderExcluir