sexta-feira, 27 de março de 2009

SABY ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO #11

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece na "midia" quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/o
SABY la' do Rio de Janeiro que representa o "XARPI" carioca.


Quando e como que vc comecou na pixacao?

SABY: Comecei na pichação em 86 tinha 9 pra 10 anos mas desde 85 já estava sabendo o que era pichação e alguns nomes ( piches) dessa época , tudo começou em 85 , tinha um amigo na escola que só vivia dizendo que era irmão do TUCANO da sigla LR ( LEGIÃO REBELDE) de São Gonçalo ( minha área) e de tanto ele falar comecei a fazer letras mas só em 86 comecei a pichar .


Pq "SABY"?Como vc bolou esse pixo?

SABY: Bem , antes de começar a pichar SABY tinha feito outros piches como PIN , BOY , SBACK , SMART mas esses só ficaram no papel e alguns já tinham , mas só fiz de giz de cera ou desodorjet ( que era feito de desodorante com tinta xadrez) mas isso no início de 86 foi quando inventei o nome RASO que eu achava a letra perfeita e foi o meu primeiro piche de jet mas tinha um amigo meu que sempre dizia que RASO já existia e tal , fiquei puto no começo e então comecei a procurar por algum nome que ficasse legal pra mandar uma caligrafia maneira e que fosse original , então tentei pichar CRAVÃO mas o nome era grande demais e desisti , então voltei pra estaca zero e queria arrumar um nome que soasse legal e que não existisse .
Foi aí que de uma brincadeira de criança que quando aprende a ler fica com a mania de corrigir os outros e meus amigos ficavam putos comigo e sempre que chegava eles mandavam “ chegou o sabe tudo” , foi aí que pensei , pô SABE é um nome legal mas o ruim que não sei puxar a calda ( enfeite) no E , foi aí que lembrei dos piches que mais admirava que eram o GRAY . SACANA , TOBY e SALT , e SABE tinha todas as letras desses caras que eu admirava mas só não tinha o E e foi aí que tirei o E e coloquei o Y pra ver como ia ficar e acabei gostando muito do resultado e desde Abril de 1986 que picho SABY..
Tem até umas histórias engraçadas por causa desse nome pq SABY tbm é o apelido de Sabrina , a maioria das Sabrina tem o apelido de SABY e foi isso que uma vez um amigo meu entrou no cacete pra namorada pq ela pensou que SABY fosse a ficante dele ...rsrs


Como e' a pixacao ai no RJ?Quais as diferencas c/ os pixos de SP?

SABY: Acho que não é diferente dos outros estados , tem vários pichadores , cada um com seu estilo e caligrafia .
Acho que as diferenças com os piches de SP são nos estilos de caligrafia , pichar de rolo e aqui no Rio não tem mais de um pichador colocando o mesmo nome como em SP , tipo o seu por exemplo que é TUMULOS , sei que cada um tem um nome como o seu que é TUMULOS TATEI mas pra gente fica registrado só o nome TUMULOS e muitos daqui não conseguem entender isso . Pra não dizer que aqui não tem mais de um pichador colocando o mesmo piche tinha os I. NINJA que eram dois irmão que picharam muito no inicio dos anos 90 e tbm lembro do ORELHA que tinha o 1 ,2 e 3 mas é muito raro de ter o mesmo nome com a mesma caligrafia por aqui , até tem o mesmo nome mas com a caligrafia totalmente diferente e sem ter nada ver com o outro piche.
Mas na minha opinião os estilos podem ser diferentes mas o objetivo é o mesmo.


Ai no Rio vcs tem points, quais e aonde?

SABY: Aqui no Rio tem várias reuniões de segunda a sexta em vários bairros e também tem os churrascos que vira e mexe rolam e atraem muitas pessoas , também vale citar o XRF ( xarpi rap festival) que atrai vários pichadores pra curtir um som , conhecer a galera e tem o concurso pra eleger quem foi o melhor do ano .



Qual foi o role que ficou na sua memoria?O melhor e o pior?

SABY: O melhor foi em 92 quando peguei sozinho uma estrada que liga Niterói a Região dos Lagos , estava sozinho e nessa área na época não havia um piche se quer e eu caminhei durante umas quatro horas e as vezes só via mato na frente , caí umas 2 vezes no barranco pq não conseguia enxergar a estrada direito , foi uma das coisas mais legais que fiz no piche e vou sempre lembrar disso.
O pior foi em 90 , depois de subir no muro com um amigo e tinha outro embaixo vigiando , estava pra colocar o primeiro nome , a lata cheia , cheguei a fazer o S quando ouvi um cara falando pra gente descer se não o nosso amigo ia sofrer as conseqüências , descemos , eram 3 caras , pareciam ser seguranças , nessa época eu era cabeludo e os caras cismaram comigo , aí um falou que eu seria o primeiro a ser pintado ,então só fechei os olhos e esperei ,foi aí que o cara começou a xingar e quando olhei o bico tinha entupido , só que dei mole e dei um sorriso , pra que , o cara ficou puto e me espancou com a lata , acho que fiquei us 2 minutos apanhando mas parecia ter sido umas 5 horas , sei que tomei muita porrada na cabeça , meus amigos não sofreram nada , quando o cara parou de me espancar eu fiquei totalmente desorientado e via tudo rodando , meus amigos me trouxeram em casa e fiquei uns dias com alguns hematomas principalmente na cabeça , foi sinistro pra mim , ainda mais que sempre tive sorte nos roles de nunca rodar ou passar sufoco , já deram uns tiros tbm umas 3 vezes , duas em 90/91 e outra no ano passado..


Como era a pixacao na epoca que vc comecou e como vc ve a pixacao de hj em dia?

SABY: Na época que comecei via tudo com a maior inocência possível , acho que não só eu mas a maioria que começou nos anos 70 e 80 , sei que quando comecei era a maior febre , quase todos os moleques estavam pichando uns mais outros nem tanto mas todos curtiam , nos anos 90 aqui na minha área começou a ficar somente alguns , mas vieram muita gente com vontade de espalhar nome em todos os cantos , não eram tantos pichadores como nos anos 80 mas tinham mais vontade de espalhar os seus nomes .

Hoje em dia as coisas ficaram mais fáceis , não estou dizendo que está fácil pra pichar , todas as épocas sempre foram perigosas mas hoje em dia com o avanço da tecnologia com internet e celulares você pode marcar com um pichador de qualquer bairro ou até mesmo estado pra dar um role pra bem longe e hoje em dia muitos só fazem de moto ou carro mesmo , acho que essa é a maior diferença de quando eu comecei pros dias de hoje.


O que e' pixacao p/ vc?

SABY: Cara , não sou hipócrita , sei muito bem que pichação é puro vandalismo , algumas coisas eu nem curto ver mas ao mesmo tempo vejo como uma forma de arte urbana ( dependendo do lugar que vai ser pichado) a pichação aqui no Rio já tem mais de 30 anos e ver um piche na parede com mais de 15/30 anos chega ser uma coisa que já faz parte do ambiente urbano , sei que é foda falar mas alguns lugares bem limpinhos não iriam ficar legais , veja por exemplo o Broklin e outras areas de NY , nunca fui pra lá mas não consigo imaginar uma foto ou um vídeo de lá sem as famosas pichações ou os graffites , faz parte do lugar e acaba sendo uma arte urbana .


Tem algum lugar que vc sempre sonhou em pixar?

SABY: Nunca tive esse tipo de sonho , até porque nunca fui um pichador famosão nem nada , mas a pouco tempo pichei uma casinha muito antiga que desde que comecei a pichar tinha vontade de colocar um nome nela .



Como foi ai a repercurssao entre vcs quando o BINHO e NETO pixaram o Cristo Redentor ai no Rio? Vcs pensaram em fazer um ataque aqui em SP?Como foi o comentario entre vcs?

SABY: Bem , eu moro em Niterói/São Gonçalo e como dizem aqui moro do outro lado da poça ( Baia de Guanabara ) , na época repercutiu mais ou menos pelo menos em Niterói e São Gonçalo mas acho que em todo Rio teve uma repercussão mas nessa mesma época estava rolando “o mito” chamado VINGA , esse cara pichou várias seqüências nas alturas mas começou a ficar famoso quando começou a pichar várias igrejas antigas , como a Candelária , cemitérios e até que nesse mesmo ano do Binho e Neto ele fez a maior proeza de todos os tempos , pichou o prédio da Central do Brasil por duas vezes na mesma semana , na primeira vez já tinha passado em todos os jornais , só que pintaram e então acho q dois dias depois ele voltou lá e pichou dentro do relógio , aí fudeu né , nem precisa dizer que depois dessa proeza o cara virou o pichador mais conhecido e procurado e quem era pego pichando nem tinha conversa era chamado de VINGA e entrava no cacete .
Não posso afirmar que por causa de rixas bobas entre RJ e SP não tenha rolado muito comentário ou foi pq muitos não curtiram mesmo .
Eu na época confesso que até achei maneiro , assim como o VINGA , KIL , TUFÃO entre outros que pichavam igrejas e monumentos históricos e sempre saiam nos jornais mas depois de uns anos comecei a ver que isso não foi nenhum pouco legal , pichar esses lugares não acho legal , foi igual ao que um amigo do Rio escreveu certa vez quando um pichador famoso nos anos 80 e 90 pichou a estatua de Zumbi , o cara não era nenhum racista , até pq ele era negro e pq ele fez aquilo na estatua que simbolizava os negros? Sabe, são essas coisas que pra mim não fazem sentido pichar , meio que pra ser respeitado tem que respeitar algumas coisas.
Fico até imaginando se fosse eu que tivesse feito isso e mostrando a minha cara nos jornais e meus pais vendo aquilo , acho que isso seria a maior vergonha pra mim , não iria me importar com os outros de fora mas meus pais vendo a merda que o filho fez seria vergonhoso .



Essa ultima pergunta e' sempre um espaco livre p/ vc escrever o que quiser, entao manda bala!

SABY: Pichação é só uma forma de diversão ou em muitos casos como o meu hoje em dia é só pra tirar o estresse do dia a dia , tem muita gente encarando isso como uma profissão e acabam esquecendo das coisas que realmente importam , como construir uma família , ter um bom emprego , sair com amigos , conhecer pessoas bacanas e por aí vai , vejo muitos perdendo emprego , mulher pedindo divórcio , filhos meio traumatizados pq não sabem se o pai vai ser preso e coisas do tipo , vejo muito pichador famosão por aí que hoje em dia não tem nem o que comer , alguns até estão mendingando na rua e são essas coisas que eu fico pensando se foi realmente bom o cara ter se dedicado somente a pichação , claro que a resposta é não né.
A vida passa rápido demais , então tentem se informar , procurem ler um livro , se interessem por coisas que possam te dar uma boa informação e que consigam abrir as portas pro mercado de trabalho que está cada vez mais difícil.
Pra quem está começando agora o papo é sério , não se arrisquem a pista está muito salgada e não vale a pena perder a vida por causa de uma tinta , lembro de frases do tipo PICHADOR NÃO MORRE FICA PRA HISTÓRIA ! Cara , não entre nessa pq é a maior mentira , a vida é uma só e você se morrer pode ter certeza que não vai entrar pra história , somente alguns irão se lembrar de você e quem já está a mais tempo na pista o conselho é o mesmo , cautela legal .
Outra coisa que ao posso esquecer de dizer é que sejam humildes , não fiquem dando uma de marrento com ninguém , se o cara é novato ou antigo , famoso ou não , isso não importa trate o cara bem ,tem muita gente que só quer falar com os famosos ou esculachar quem tem pouco nome e isso pra mim é a forma mais escrota de uma pessoa ser , o cara pode ter 1 milhão de nomes nos muros mas não tem o respeito de ninguém , pensem nisso , não sou dono da verdade , cometo vários erros também mas sei que o que realmente importa é ser maneiro e humilde com as pessoas.



Valeu família TUMULOS por ter dado essa moral , não sou famoso nem nada disso pra vocês terem feito essa entrevista mas de qualquer jeito agradeço mesmo de coração .

Viva os verdadeiros escritores de rua !!!