segunda-feira, 13 de julho de 2009

SUINOS ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO#25

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadoressabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/o
SUINOS um dos pixos mais antigos de SP.





1-Quando e como comecou na pixacao?


SUINOS- Comecei a Pixar em 1991. Desde pequeno eu lia tudo o que via pela rua... (placa, Cartazes, Faixas e etc.) e foi assim que comecei a reparar a Pixação. Na época eu pirei, falava tanto nisso que minha Coroa resolveu liberar o muro de casa para eu fazer um Grapixo (foto no Orkut) para evitar que eu saísse riskando pela rua. (DESCULPE MÃE, NÃO ADIANTOU). Kkkk Comecei pixando OPM - Os Pula Muro, em 1992 eu e o Alê criamos a Gang Zicados e depois de algum destaque fomos convidados pelo mano Xangô para lançar SUINOS... e aqui estou até hoje.





2-Qual o significado de "SUINOS"? E como foi bolado o pixo?


SUINOS- Em 1989 na Cohab 5 em Carapicuíba.z.o de São Paulo, os Manos Xangô, Fly, Fit, Plug, Ternura, Xeu, Kid, aliados ao mano Kalik, criaram a Gang SUINOS, pois nessa época os Imorais de 1988 já tinha muita gente lançando. O nome, para lembrar os Porcos foi uma forma de protesto, para chocar a sociedade... O objetivo era Sair Riskando/Sujando a cidade contra o sistema corrupto. Futuramente, com a mudança do mano Xangô pra a Zona Norte, mais precisamente na Freguesia do Ó, eu e o Alê somamos na Família.




3-Como era a pixacao naquela epoca?


SUINOS- Era Mais protesto que competição, o Ibope não era o objetivo principal, era conseqüência. Lembro que voltava do Largo da Matriz com os aliados, chutando o lixo, disparando os alarmes das lojas e Riskando onde houvesse espaço. (Não Tinha medo de nada – nem nada a perder). Era pura adrenalina, diversão. Um VÍCIO.




4-Ainda faz roles?Acompanha algo ainda hj na pixacao?


SUINOS- Com uma Profissão FORMAL que não admite pendências com a LEI, parei com os Roles em 1998, mas com o aniversário de 20 ANOS da família SUINOS em 2009, me senti na Obrigação de esvaziar algumas LATAS, vez que o Xangô hoje é Evangélico convertido e o Alê foi pai recentemente. Quanto a Acompanhar o movimento, NÃO TEM UM SÓ DIA EM QUE EU NÃO CONFIRA MURO POR MURO POR ONDE EU PASSE. E me sinto muito feliz por ter encontrado parceiros das antigas e amigos novos na NET.




5-O que foi e o que e' a pixacao p/ vc na sua vida?


SUINOS- Além de ser a forma que encontrei para protestar, a pixação foi minha PONTE de ligação com ZL, ZS, ZO ABC e outros lugares onde conheci muita gente Humilde e de Atitude, Parceiros que ultrapassam os Muros e Alguns o Céu... pessoas que não fosse pelos roles e Points de encontro, não teria oportunidade de conhecer. A Pixação me ensinou a VIVER e SOBREVIVER em meio a todo o tipo de gente.




6-Nesses anos todos vc deve ter varias historias, quais foram os roles que ficaram na sua memoria como os melhores e piores que vc ja' fez?


SUINOS- Como melhores posso citar o meu Primeiro pelo SUINOS, saímos da Freguesia na sola riskando tudo, fiz um de poste a poste na ponte da lapa que rendeu muito comentário, fizemos a Guaicurus Zeramos na Matarazzo. Outro role louco foi com os manos FLX e FIL do INXS... encontramos um bolo de “Cosme e Damião” bacana e ai já viu né? (Deus nos Perdoe) kkkkkk. Os rolês com os manos Danone e Jno do X-Pados também merecem destaque... manos sem palavras. Entre os piores estão: Um por volta de 1992, Suinos.xangô, Túmulos.xaveco, Pensativos.billy e bz, Gsf .elmo foram fazer o famoso prédio azul e branco da Lapa e o mano xaveco na escalada do danado acabou caindo... correu todo mundo para o Sorocabano metendo o pé nas portas e peitando os seguranças. (E não atende pra ver)!... mas graças a Deus o Mano ficou bom. Os da época do CHICÃO (Justiceiro do Opala Branco) 1995 foram tensos também... quem é da ZN tah ligado... o FDP botou terror... mas não deixamos de riskar... (atenção redobrada).





7-Quais as diferencas que vc nota hj em dia na pixacao atual e na epoca que comecou?


SUINOS- Boa Parte da Molecada de hoje não tem o cuidado de pesquisar as Gangs que fazem ou fizeram parte do movimento, acham um nome interessante e saem riskando. Como diz o mano (Psicopatas.bz) sem saber o veneno que foi pra levantar o nome, quantas madrugadas e enquadros isso custou. Atropelam nossas relíquia corroídas pelo tempo sem saber o que significam pra nós. A Internet tem este lado negativo, os caras fazem um risko na rua de casa, bate três fotos de ângulos diferentes, põe no Orkut e sai metendo mala... achando que são os Reis do Pixo... PRA ESSES AI EU SÓ LAMENTO. Mas tem muita gente boa PINTANDO por ai... muito mlk que vai dar trabalho e é isso mesmo... O Movimento não pode PARAR.







8-Vc ja' se envolveu em alguma treta na pixacao?Como foi resolvida?


SUINOS- A Pixação é um verdadeiro estopim, tretas são inevitáveis. Tive 2 ou 3 mas nem compensa comentar, não tenho 1 inimigo no pixo, como integrante das Griffs OS + FORTES e SÓ A DIRETORIA, Assisti a maioria delas nos bastidores. Desde a época de XUIM e TCHENTCHO.




9-O que vc diria p/ a nova geracao da pixacao?


SUINOS- Algumas frases do dia a dia da pichação.

Nem só de Tinta é feito o Ibope (Minha)

A Pixação apaga e a Amizade fica (Vários)

Quem tem dúvida não é do movimento (MTCmendes)

É vandalismos sim e Bato no Peito (HCvagabundo)

Faça um muro feliz (Tortura)

Voltar Nunca Parar JAMAIS (INXSflx)

FUI (KANALHASfox)





10-A ultima pergunta e' sempre um espaco livre p/ vc mandar a sua mensagem, deixar a sua ideia portanto fique a vontade!



SUINOS- Quero aproveitar este espaço para parabenizar a iniciativa da Família Caixão, em Criar um espaço onde a pixação é mostrada na forma REAL e não como a Mídia quer que ela pareça... Aproveito a CENA para dizer que pendurei as latinhas mas que a pixação está no meu sangue e que pode ser que um dia eu não faça mais parte do movimento, pois quem não é visto não é lembrado, mas o movimento continuará fazendo parte de mim SEMPRE... Viva a Pixação.