segunda-feira, 9 de março de 2009

4COR ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO #3


Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines ou o que seja, aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?


A entrevista de hj e' c/ um dos pixos mais antigos de SP o
4COR da z/oeste de SP




1- Quando e como vc comecou na pixacao?


4COR-Bem , isso foi na 2º metade do ano de 1986 e foi dentro do meu bairro apenas.Na época eu estava gostando de um garoto ai eu e uma amiga minha, que morava perto da minha casa, compramos uma lata de colorgin cobre - rs...e saimos pichando muros em plena luz do dia.Pichei vários muros inclusive na frente da casa da avó do tal garoto...Era uma época em que a pichação estava , por assim dizer, começando.Então tinhamos muito espaço livre e qualquer picho que você fizesse, logo vinha alguém comentar: "olha , eu vi o seu picho não sei onde..."



2- Como que vc ou vcs bolaram esse pixo (4COR)?Qual o significado?


4COR-Isso foi no início de 1988, já no colegial / ensino médio. Eu tinha uma turma de amigos e nós nos encontrávamos todo fim de semana para ouvir Legião Urbana ou ir ao Ibirapuera e foi em um destes encontros que surgiu o 4 cor. Ficávamos dentro do ónibus, cada um com a sua caneta "piloto" (rs) escrevendo nos últimos bancos com a carga...vermelha, preta, verde e azul...ai resolvemos montar uma "gang" - a 4 cor...no singular mesmo, pra diferenciar daquela caneta bic quatro cores....Então erámos inicialmente 3 garotos( Bilson,Ésdras, Miliano) e uma garota - eu.


3-Na epoca em que vc comecou na pixacao como era?Nos conte.


4COR-Cara era muito louco !!!!! Todo mundo se conhecia de alguma forma.Tinha muito espaço, pois fazíamos pichos pequenos, apenas para marcar presença.As letras eram legíveis... todo mundo sabia quem era quem!
Era muito bacana mesmo!


4- O que e' e foi a pixacao na sua vida?


4COR-A pichação foi uma fase deliciosa da minha adolescência que vou levar para sempre na minha memória! Uma oportunidade única de conhecer Sampa, pois fazíamos os rolês à pé ( z/norte,z/sul,z/oeste e z/leste) e também foi uma forma de conhecer muita gente legal !


5- Qual o role que ficou guardado na sua memoria?


4COR-Put's ....agora vc me pegou...foram muitos, muitos ...teve um por exemplo que fizemos quando saimos da festa do CÓ.
Saimos eu o Xila , o Reizinho....e fomos para o Masp que estava em reforma....pichamos o toldo que estava protegendo o museu, só que lá em cima....subimos pelos andaimes.O Xila foi com um rolinho vermelho e desgraçou - rs !!!! Pingava tinta nas viaturas lá em baixo (risos)...quando saimos, uma viatura enquadrou o Xila e o levou para o Dp e a gente saiu fora...Na mesma semana o Sp -tv estava fazendo uma reportagem na paulista sobre as pichações do Masp ( naquela época fazer uma pichação no alto impressionava) e o Xila que trabalhava como office boy viu os caras lá filamando e acabou dando uma entrevista , dizendo ser ele o autor da "obra"....rs ! foi muito legal mesmo !!!!



6-Como vc ve a pixacao de hj em dia?Tem muita diferenca da sua epoca?


4COR-Nossa!!!! a diferença é brutal...na nossa época não era crime, hj em dia é...não havia tanta rixa e competição...éramos todos amigos....Nossas pichações eram legíveis e todo mundo se conhecia !


7- Qual os pros e os contras da pixacao na sua opiniao?


4COR-Cara, pra te falar a verdade eu não sei direito como anda a pichação hoje em dia, quando saí me desliguei mesmo então eu posso falar apenas por mim.
Como eu te disse, foi uma fase muito bacana e foi parte da minha adolescência rebelde... rs ! Porém, perdi muitos amigos.


8- Vc ja' teve alguma treta dentro da pixacao?Comente


4COR-Não que eu me lembre.......Até porque quase não havia mulheres no meio e a rapaziada - pelo menos comigo - era muito gente fina...então realmente só fiz amigos !



9- O que vc diria p/ o pessoal que esta' comecando agora na pixacao?


4COR-Poxa , eu diria para tomarem cuidado.....muito ! Até porque hoje em dia pichar é correr um alto risco .A cidade anda muito violenta.Qualquer um que arrisque subir em uma janela, pode ser confundido com um badido e morrer de bobeira . Há 20 anos a coisa não era tão violenta como hoje !


10- A ultima pergunta e' sempre um espaco aberto p/ vc falar o que quiser, portanto fique a vontade.

4COR-Bom , antes de mais nada ,foi um prazer responder as suas perguntas e gostaria de agradecer a turma do caixão. E para a galera que está na ativa, digo a eles que tentem inovar, pois a cidade ja está muito saturada e ninguém mais consegue se destacar como antes. É muito picho para pouco muro, todo mundo já fez prédios altos e isso não é mais novidade, então tentem inovar !!! beijão a todos

BACANAS SP ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO # 2


Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.

Diferente do que acontece em revistas ou fanzines ou o que seja, aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece
em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?


A entrevista de hj e' c/ um dos pixos mais antigos de SP o
BACANAS SP da z/oeste.




1- Quando e como que vc comecou a pixar?


BACANAS SP-Tudo começou no final de 86 p/ 87, estava c/ 14 anos e nessa idade já tinha liberdade para sair.




2-Porque "BACANAS SP" ? nos conte a historia do seu pixo?


BACANAS SP-No início erámos em 3 ( Eu, Luiz e Zé Carlos ), mas os outros 2 saíram muito pouco nos rolês, como a marca tem um nome legal, decidí levar sozinho, o SP significa ( Surf e Pixação ) nessa época pegava umas ondas e o surf e a pixação faziam parte da minha vida, e também dava a idéia de cidade ( São Paulo )




3- Na sua epoca como qu e era a pixacao?


BACANAS SP-Era bem interessante, menos violência, competição e tudo era movido à aventura, o legal da coisa eram amizades que surgiam a cada dia, e o fato de ter um hibope ajudava até com a mulherada, a pixação era vista como uma forma de expressão, isso ajudou para que eu tivesse um cuidado grande em desenvolver letras diferenciadas e de certa forma fáceis de pixar, para também colocar ao lado sempre alguma frase que posteriormente criaria algum comentário.



4- Nos conte de algum role que ficou na memoria?


BACANAS SP-Essa é uma pergunta difícil, existiram vários rolês, mas vou citar um que deu quase tudo errado:
Acho que foi em 89 saímos do Mac da Lapa, pegamos 23 de Maio, Ibirapuera, Rubem Berta, Washington Luiz, até chegarmos na Indianópolis, lá todo mundo sabe existem vários travecos, e o pessoal começou a zuar esses caras, a polícia dá proteção para eles, e n� �o demorou eles chegaram enquadrando o pessoal, estávamos em + ou - 8, desses eu e mais um conseguímos fugir correndo, foi embaçado, porquê o policial deu uns tiros na minha direção enquanto corria pela Indianópolis, mas acabei fugindo, quando cheguei numa travessa decidí subir a rua e essa parte da rua fica ao lado de um viaduto, e por azar vinha descendo um opala da Polícia, quando ví resolví voltar e para azar dei de cara com o policial que deu uns tiros, ficou feio pro meu lado, tomei vários murros e algumas pancadas com cabo de 12, tive o rosto e cabelo pixado, resumindo pegaram todos, deram algumas voltas e nos soltaram, mas o que foi mais foda é que um dos caras estavam com cartões do point do Mac e tentou dispensar pelo vidro da viatura e alguns cartões ficaram presos no vidro foi engraçado demais, mas detonei muito nesse dia e pra acabar quando estávamos no fim do rolê uns malucos bandidos metidos a gambém tentaram nos roubar, não levaram nada mas tomei uma porrada no nariz, esse dia foi cruel ahahahahahaha....




5- Qual ou quais os motivos que o levaram a parar de pixar?


BACANAS SP-Parei em 92 estava com 20 anos e nessa época a coisa ficava complicada para quem era pego pixando, outra coisa é o fato de se coçar pra ser alguém na vida tipo estudar, trabalhar para obter algo, pois quase todos os caras da minha época vinham da periferia, e eu só quis procurar mudar de vida.




6-Como vc ve a pixacao atual?


BACANAS SP-Muito competitiva e de certa forma engraçada; Porquê, tem muitos pixos que você não consegue entender a marca e outra coisa que acho uma falta de criatividade é o lance dos " Os mais isso, os menos aquilo, os mais não sei o quê " respeito toda expressão, mas acho isso de certa forma, falta de criatividade.




7-Voce ja' teve alguma treta na pixacao?


BACANAS SP-Sim mas nada absurdo, tive alguns atritos, mas graças a Deus, o que resta dessa fase é o grande número de amigos que conquistei.



8-O que vc teria a dizer p/ o pessoal que esta' comecando na pixacao hj em dia?


BACANAS SP-Cara isso é engraçado, pois iria parecer um conselho de pai pra filho, já que tenho 36 anos e a galera tá entre 15 e 18 anos...Sei lá acho que diria para que eles curtissem a vida ao extremo, fizessem aquilo que tem vontade de fazer e procurar não se arrepender de nada independentemente do que irão fazer, pois o tempo passa rápido e o que vale a pena na vida, são as histórias e fatos que nela vivemos.




9-Voce acha que a pixacao em SP algum dia acabara'?


BACANAS SP-Acho que não, sempre existirão aqueles que sairão a noite com latinhas, para de suas maneiras expressarem algo nos muros.




10 - A ultima pergunta e' sempre um espaco aberto p/ vc falar o que quiser , entao manda bala!


BACANAS SP-Só tenho a agradecer a Deus por tudo aquilo que aconteceu na minha vida, aprendí muito com meus erros e acertos, não me arrependo de nada que fiz, me arrependo daquilo que não fiz, a vida é uma escola incrível e o que é mais maravilhoso é a possibilidade que ela te dá ao longo dela de fazer amizades, um homem pode conquistar muitas coisaS, mas sem amigos ele não é nada, um salve a todos a " Fámilia Túmulos " pela oportunidade e que Deus abençoe à todos e família hoje e sempre.

ZARA " BACANAS SP "

THE RELAMPAGOS ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO # 1

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.

Diferente do que acontece em revistas ou fanzines ou o que seja, aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?





Para comecar c/ a secao de entrevistas, vamos saber mais de um dos pixos mais antigos de SP o THE RELAMPAGOS # CHUPETAS da z/s


1 - Qual foi o ano e como que vc comecou a pixar?


TheRelampagos: Eu comeci em 1989 e comeci por intermédio do "Dinho Bad' e do "Sid Bad".




2 - Conte a historia do seu pixo, como escolheu esse nome?


TheRelampagos: Esses dois caras foram os percusssores da pixação no meu bairro,muitos caras iniciaram por causa dele s do do WILDS.
Como andavamos numa banca de mais de 8 caras, vimos a necessiad d criar uma gang ( todo mundo queia fazer o seu).
Dai o Sid encontrou um panfleto de uma desentupidora (Relampago) e resouvel acrescentar um THE na frente e ali nas cia THE RELAMPAGOS. - CHUPETAS foi numa festa que tods os convidos estavam com o objeto na boa e essa marcou tant que resolvesmo acrescentar na gang THE RELAMPAGOS # CHUPETAS



3 - Conte p/ nois como era na epoca que vc pixava?


TheRelampagos:Na minha época era um pouco mais fácil do que é hj.Saiamo s a noite todos vestidos de predo após passara semana olhando os picos mais adequados pra gente fazer.
Nossos rolêseram só no final de semana e todos na madrugada.



4 - O que vc acha que mudou na pixacao "antiga" p/ a "atual"?


TheRelampagos:Hoje os pixadores são muito mais ousados, apesar do perigo eminente.
E também a forma de divulgar seus pixos.
O cara faz um rolê a noite e de dia suas fotos já estão na internet.
Agente dependia muito dos píxadors passar no lugar e comentar nos points sobre tal prédio ou pico.



5 - Voce ja' teve alguma treta dentro da pixacao?


TheRelampagos:Nossa maior treta foi dentro do próprio pixo, tivesmo um "integrante"que jogou do lado contrário.
No mais só frazes exaltando nossa Griff ( OS PIORES) e tentando diminuir nossa griff rival ( na epoa) Os melhores.



6 - Nos conte algum role que ficou marcado na sua memoria?


TheRelampagos:Sem duvida foi o pico na marquez perto da Brodway.O TCHENTCHO ia numa festa naquele fnal de semana e ao sai da festa tomou um susto quendo viu nosso pico e com a frase.
Parem de criticar OS PIORES, tente superar....
Essa eu fiz com um primo meu, que nem sabia o que era pixação.
Ganhou a lança enquanto eu fazia.




7 - O que e' pixacao na sua opiniao?


TheRelampagos:Foi uma maneira que eu encontrei de me expressar, viviammos num pais pós ditadura militar e era uma forma de protesto, queriamos de fato mostrar nosso nome paa todos.




8 - Voce ainda pixa? E quais os motivos que o fizeram parar?


TheRelampagos:Eu fiz um rolê recentemente com o Africa.
Não tenho motivos para para largar de vez,pois esse ambiente ainda me tráz boas lembranças de amigos que jamais esquecerei ( #DI#, DINO,CHEFE,BACAL,TATEI,OS MALPAGOS,JURA,ESPIGA,TUFF TUFFS,PIROMANIA GRILO,SEXO EXPLICITO e outros mais)



9 - O que vc teria a dizer p/ o pessoal que esta' comecando agora na pixacao?


TheRelampagos:Primeiro respeitar os rolês antigos., coisa que não aconteceu no inicio dos anos 90. Segundo tentar saber quem é o cabeça da griff que vc resolver entrar, detesto invasão de pixo e de griff.


10 - A ultima pergunta e' sempre um espaco aberto p/ vc falar o que quiser, portanto mande o seu recado.

TheRelampagos:Queria agradescer a oportunidade,acho que espaços como esse, tem que surgir cada vez mais.
Pessoal pecisa entender que a vida não é só pichar tem que pegar exemplos bons de pessoas que pixaram e conseguiram uma vida estavél com familia e tudo mais.
Respeitar a história e primordial, vc também vai fazer parte dela,manter a ousadia mas com conciência pois vc precisa estar vivo para contar a sua história.
Saber que familia tem que estar em primeiro lugar, é a força pra vc vencer na vida.



Abraços.



THE RELAMPAGOS CHUPETAS # CHUP + T R L .