segunda-feira, 9 de março de 2009

4COR ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO #3


Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines ou o que seja, aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?


A entrevista de hj e' c/ um dos pixos mais antigos de SP o
4COR da z/oeste de SP




1- Quando e como vc comecou na pixacao?


4COR-Bem , isso foi na 2º metade do ano de 1986 e foi dentro do meu bairro apenas.Na época eu estava gostando de um garoto ai eu e uma amiga minha, que morava perto da minha casa, compramos uma lata de colorgin cobre - rs...e saimos pichando muros em plena luz do dia.Pichei vários muros inclusive na frente da casa da avó do tal garoto...Era uma época em que a pichação estava , por assim dizer, começando.Então tinhamos muito espaço livre e qualquer picho que você fizesse, logo vinha alguém comentar: "olha , eu vi o seu picho não sei onde..."



2- Como que vc ou vcs bolaram esse pixo (4COR)?Qual o significado?


4COR-Isso foi no início de 1988, já no colegial / ensino médio. Eu tinha uma turma de amigos e nós nos encontrávamos todo fim de semana para ouvir Legião Urbana ou ir ao Ibirapuera e foi em um destes encontros que surgiu o 4 cor. Ficávamos dentro do ónibus, cada um com a sua caneta "piloto" (rs) escrevendo nos últimos bancos com a carga...vermelha, preta, verde e azul...ai resolvemos montar uma "gang" - a 4 cor...no singular mesmo, pra diferenciar daquela caneta bic quatro cores....Então erámos inicialmente 3 garotos( Bilson,Ésdras, Miliano) e uma garota - eu.


3-Na epoca em que vc comecou na pixacao como era?Nos conte.


4COR-Cara era muito louco !!!!! Todo mundo se conhecia de alguma forma.Tinha muito espaço, pois fazíamos pichos pequenos, apenas para marcar presença.As letras eram legíveis... todo mundo sabia quem era quem!
Era muito bacana mesmo!


4- O que e' e foi a pixacao na sua vida?


4COR-A pichação foi uma fase deliciosa da minha adolescência que vou levar para sempre na minha memória! Uma oportunidade única de conhecer Sampa, pois fazíamos os rolês à pé ( z/norte,z/sul,z/oeste e z/leste) e também foi uma forma de conhecer muita gente legal !


5- Qual o role que ficou guardado na sua memoria?


4COR-Put's ....agora vc me pegou...foram muitos, muitos ...teve um por exemplo que fizemos quando saimos da festa do CÓ.
Saimos eu o Xila , o Reizinho....e fomos para o Masp que estava em reforma....pichamos o toldo que estava protegendo o museu, só que lá em cima....subimos pelos andaimes.O Xila foi com um rolinho vermelho e desgraçou - rs !!!! Pingava tinta nas viaturas lá em baixo (risos)...quando saimos, uma viatura enquadrou o Xila e o levou para o Dp e a gente saiu fora...Na mesma semana o Sp -tv estava fazendo uma reportagem na paulista sobre as pichações do Masp ( naquela época fazer uma pichação no alto impressionava) e o Xila que trabalhava como office boy viu os caras lá filamando e acabou dando uma entrevista , dizendo ser ele o autor da "obra"....rs ! foi muito legal mesmo !!!!



6-Como vc ve a pixacao de hj em dia?Tem muita diferenca da sua epoca?


4COR-Nossa!!!! a diferença é brutal...na nossa época não era crime, hj em dia é...não havia tanta rixa e competição...éramos todos amigos....Nossas pichações eram legíveis e todo mundo se conhecia !


7- Qual os pros e os contras da pixacao na sua opiniao?


4COR-Cara, pra te falar a verdade eu não sei direito como anda a pichação hoje em dia, quando saí me desliguei mesmo então eu posso falar apenas por mim.
Como eu te disse, foi uma fase muito bacana e foi parte da minha adolescência rebelde... rs ! Porém, perdi muitos amigos.


8- Vc ja' teve alguma treta dentro da pixacao?Comente


4COR-Não que eu me lembre.......Até porque quase não havia mulheres no meio e a rapaziada - pelo menos comigo - era muito gente fina...então realmente só fiz amigos !



9- O que vc diria p/ o pessoal que esta' comecando agora na pixacao?


4COR-Poxa , eu diria para tomarem cuidado.....muito ! Até porque hoje em dia pichar é correr um alto risco .A cidade anda muito violenta.Qualquer um que arrisque subir em uma janela, pode ser confundido com um badido e morrer de bobeira . Há 20 anos a coisa não era tão violenta como hoje !


10- A ultima pergunta e' sempre um espaco aberto p/ vc falar o que quiser, portanto fique a vontade.

4COR-Bom , antes de mais nada ,foi um prazer responder as suas perguntas e gostaria de agradecer a turma do caixão. E para a galera que está na ativa, digo a eles que tentem inovar, pois a cidade ja está muito saturada e ninguém mais consegue se destacar como antes. É muito picho para pouco muro, todo mundo já fez prédios altos e isso não é mais novidade, então tentem inovar !!! beijão a todos

16 comentários:

  1. e ai familia gostei dessa entrevsta com a dona rata,muito boa mesmo
    1 abç

    TUMULOS-TATEI

    ResponderExcluir
  2. R A S T RO = BT
    ICONE DA PIXACAO
    NAO VIVE ESSA EPOKA
    MAS ADIMIRO
    WWW.FOTOLOG.COM/RASTROMAUA

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela entrevista que e' uma forma de mostrarmos as variadas epocas e historias da pixacao.

    obrigado por ajudar a gente nesse projeto

    abraco

    ResponderExcluir
  4. VALEU RATA VC CONTOU UM POUCO DA HISTÓRIA E ME FEZ VOLTAR NO TEMPO E UMTEMPO MUITO BOM SEM TRETAS DE SEU AMIGO DE SEMPRE FOX VALEU GAROTA

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Tia Rata, só quem viveu pode falar, um beijão pra vc e toda sua família.
    Do amigo véio!

    Tio ZARA " BACANAS " SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio, fala velho, o tempo passa hein? sou o MILIANO, lembra?

      Excluir
  6. charles....no perfil de luxo17 de junho de 2009 21:53

    poxa....pixação é foda mesmooo.....um barato que foi crecendo do nada, lembro de quando era pivete no buzâo, figuera grande quando pegava´pra ir pra escola~..nossa via varios pixos....sem nossão ...hoje em dia viro um mundo nosso de quem vai pra ruas buscar algu...... de tudo !!!

    parabens bacal pela ideia de fazer um site assim contando as historias de quem começo o movimento....

    ResponderExcluir
  7. nossaaaa muito bom ver entrevistas d pessoas q fizeram historia nos pixos , acho q a maioria dos pixadores nunca nem ouviram falar d muitas griffes q fizeram historia na decada d 80 90 ,eles eskeceram a essencia da coisa , pixam por pix r ,sem paixao e sem nennhum ideal , as vezes entram para as grifes sem ao menos saberem da historia .... naum sou um grande pixador porem sou UM GRANDE ADMIRADOR DE PIXAÇAO E PRINCIPALMENTE DO PESSOAL DA ANTIGA ...UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E PARABENS PELO SITE ....FUI

    OS + IM .LOCURA (SIL)

    ResponderExcluir
  8. Esta historia do masp não acabou só ai não o Xila trabalhava com o Cláudio dos Metralhas o Cláudio comentou comigo esta historia, então resolvemos falsificar uma intimação para ele comparecer no fórum, o cara ficou branco deu até dor de barriga, rsrsrsrs bela história..
    Um abraço a família 4 COR

    Ary - MTS

    ResponderExcluir
  9. locals edu..

    esse nome é muito criativo.. aki na casa verde tem um pixo de pé ainda.

    ResponderExcluir
  10. achei muito criativo. acho que todo mundo sabe a portância de um ''piloto'' na mão


    ASS ''BORDYS''JP
    SOU POR MEÇA NA ARTE DOS RABISCOS....

    ResponderExcluir
  11. 4Cor foi um dos 1ºs z/o q visitaram a Yervant - Missionária , ficou anos no beiral, junto com Feluga e outros q não lembro. Tinha um Feluga de 1989 na Av.Cupecê até algum tempo. Hoje tem até Dino, Tortura, Lixomania quase na porta de casa!hahahaha

    svnrs(ric)

    ResponderExcluir
  12. Nao pude deixar de comentar, afinal de contas foi um dos primeiros pixos mais antigos que tive o prazer de ver nas paredes e conhecer pessoalmente no Point do "Mac da Lapa". Na minha época 4Cor era uma lenda. Vi teu role em Santo André RATA, quase nem entendia direito o que era pixaçao naquela epoca mas ja gostava pacas. Nessa época minha avo me dava dinheiro para comprar doces e eu guardava pra comprar latas!! Muita saude e vida longa! Tua geraçao de rabiscadores que criou tudo isso. Tem minha sincera admiraçao. ETROM Tic 1990-2008

    ResponderExcluir
  13. É o tempo passa, fui um dos fundadores do 4COR junto com a rata (Simone) e mais 2 amigos, deixou muita saudade, cheguei a namorar com a rata, mas depois ela conheceu o Fred, então sai do 4COR, abraços a todos.

    Ass. MILIANO ( Marcelo Pereira )

    ResponderExcluir
  14. Da hora a entrevista...sou dos anos 90 BIG BOYS ativa de novo...mm..categoria luxo...z/l c

    ResponderExcluir
  15. Nossa voltei no tempo...88...estudei no CBB com o juca do "Ipopéia", e ele já falava de vcs...ele que me decifrou as assinaturas de vcs, que era em símbolos, bem original! realmente o 4Cor é uma lenda.

    ResponderExcluir