sexta-feira, 27 de março de 2009

SABY ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO #11

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece na "midia" quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/o
SABY la' do Rio de Janeiro que representa o "XARPI" carioca.


Quando e como que vc comecou na pixacao?

SABY: Comecei na pichação em 86 tinha 9 pra 10 anos mas desde 85 já estava sabendo o que era pichação e alguns nomes ( piches) dessa época , tudo começou em 85 , tinha um amigo na escola que só vivia dizendo que era irmão do TUCANO da sigla LR ( LEGIÃO REBELDE) de São Gonçalo ( minha área) e de tanto ele falar comecei a fazer letras mas só em 86 comecei a pichar .


Pq "SABY"?Como vc bolou esse pixo?

SABY: Bem , antes de começar a pichar SABY tinha feito outros piches como PIN , BOY , SBACK , SMART mas esses só ficaram no papel e alguns já tinham , mas só fiz de giz de cera ou desodorjet ( que era feito de desodorante com tinta xadrez) mas isso no início de 86 foi quando inventei o nome RASO que eu achava a letra perfeita e foi o meu primeiro piche de jet mas tinha um amigo meu que sempre dizia que RASO já existia e tal , fiquei puto no começo e então comecei a procurar por algum nome que ficasse legal pra mandar uma caligrafia maneira e que fosse original , então tentei pichar CRAVÃO mas o nome era grande demais e desisti , então voltei pra estaca zero e queria arrumar um nome que soasse legal e que não existisse .
Foi aí que de uma brincadeira de criança que quando aprende a ler fica com a mania de corrigir os outros e meus amigos ficavam putos comigo e sempre que chegava eles mandavam “ chegou o sabe tudo” , foi aí que pensei , pô SABE é um nome legal mas o ruim que não sei puxar a calda ( enfeite) no E , foi aí que lembrei dos piches que mais admirava que eram o GRAY . SACANA , TOBY e SALT , e SABE tinha todas as letras desses caras que eu admirava mas só não tinha o E e foi aí que tirei o E e coloquei o Y pra ver como ia ficar e acabei gostando muito do resultado e desde Abril de 1986 que picho SABY..
Tem até umas histórias engraçadas por causa desse nome pq SABY tbm é o apelido de Sabrina , a maioria das Sabrina tem o apelido de SABY e foi isso que uma vez um amigo meu entrou no cacete pra namorada pq ela pensou que SABY fosse a ficante dele ...rsrs


Como e' a pixacao ai no RJ?Quais as diferencas c/ os pixos de SP?

SABY: Acho que não é diferente dos outros estados , tem vários pichadores , cada um com seu estilo e caligrafia .
Acho que as diferenças com os piches de SP são nos estilos de caligrafia , pichar de rolo e aqui no Rio não tem mais de um pichador colocando o mesmo nome como em SP , tipo o seu por exemplo que é TUMULOS , sei que cada um tem um nome como o seu que é TUMULOS TATEI mas pra gente fica registrado só o nome TUMULOS e muitos daqui não conseguem entender isso . Pra não dizer que aqui não tem mais de um pichador colocando o mesmo piche tinha os I. NINJA que eram dois irmão que picharam muito no inicio dos anos 90 e tbm lembro do ORELHA que tinha o 1 ,2 e 3 mas é muito raro de ter o mesmo nome com a mesma caligrafia por aqui , até tem o mesmo nome mas com a caligrafia totalmente diferente e sem ter nada ver com o outro piche.
Mas na minha opinião os estilos podem ser diferentes mas o objetivo é o mesmo.


Ai no Rio vcs tem points, quais e aonde?

SABY: Aqui no Rio tem várias reuniões de segunda a sexta em vários bairros e também tem os churrascos que vira e mexe rolam e atraem muitas pessoas , também vale citar o XRF ( xarpi rap festival) que atrai vários pichadores pra curtir um som , conhecer a galera e tem o concurso pra eleger quem foi o melhor do ano .



Qual foi o role que ficou na sua memoria?O melhor e o pior?

SABY: O melhor foi em 92 quando peguei sozinho uma estrada que liga Niterói a Região dos Lagos , estava sozinho e nessa área na época não havia um piche se quer e eu caminhei durante umas quatro horas e as vezes só via mato na frente , caí umas 2 vezes no barranco pq não conseguia enxergar a estrada direito , foi uma das coisas mais legais que fiz no piche e vou sempre lembrar disso.
O pior foi em 90 , depois de subir no muro com um amigo e tinha outro embaixo vigiando , estava pra colocar o primeiro nome , a lata cheia , cheguei a fazer o S quando ouvi um cara falando pra gente descer se não o nosso amigo ia sofrer as conseqüências , descemos , eram 3 caras , pareciam ser seguranças , nessa época eu era cabeludo e os caras cismaram comigo , aí um falou que eu seria o primeiro a ser pintado ,então só fechei os olhos e esperei ,foi aí que o cara começou a xingar e quando olhei o bico tinha entupido , só que dei mole e dei um sorriso , pra que , o cara ficou puto e me espancou com a lata , acho que fiquei us 2 minutos apanhando mas parecia ter sido umas 5 horas , sei que tomei muita porrada na cabeça , meus amigos não sofreram nada , quando o cara parou de me espancar eu fiquei totalmente desorientado e via tudo rodando , meus amigos me trouxeram em casa e fiquei uns dias com alguns hematomas principalmente na cabeça , foi sinistro pra mim , ainda mais que sempre tive sorte nos roles de nunca rodar ou passar sufoco , já deram uns tiros tbm umas 3 vezes , duas em 90/91 e outra no ano passado..


Como era a pixacao na epoca que vc comecou e como vc ve a pixacao de hj em dia?

SABY: Na época que comecei via tudo com a maior inocência possível , acho que não só eu mas a maioria que começou nos anos 70 e 80 , sei que quando comecei era a maior febre , quase todos os moleques estavam pichando uns mais outros nem tanto mas todos curtiam , nos anos 90 aqui na minha área começou a ficar somente alguns , mas vieram muita gente com vontade de espalhar nome em todos os cantos , não eram tantos pichadores como nos anos 80 mas tinham mais vontade de espalhar os seus nomes .

Hoje em dia as coisas ficaram mais fáceis , não estou dizendo que está fácil pra pichar , todas as épocas sempre foram perigosas mas hoje em dia com o avanço da tecnologia com internet e celulares você pode marcar com um pichador de qualquer bairro ou até mesmo estado pra dar um role pra bem longe e hoje em dia muitos só fazem de moto ou carro mesmo , acho que essa é a maior diferença de quando eu comecei pros dias de hoje.


O que e' pixacao p/ vc?

SABY: Cara , não sou hipócrita , sei muito bem que pichação é puro vandalismo , algumas coisas eu nem curto ver mas ao mesmo tempo vejo como uma forma de arte urbana ( dependendo do lugar que vai ser pichado) a pichação aqui no Rio já tem mais de 30 anos e ver um piche na parede com mais de 15/30 anos chega ser uma coisa que já faz parte do ambiente urbano , sei que é foda falar mas alguns lugares bem limpinhos não iriam ficar legais , veja por exemplo o Broklin e outras areas de NY , nunca fui pra lá mas não consigo imaginar uma foto ou um vídeo de lá sem as famosas pichações ou os graffites , faz parte do lugar e acaba sendo uma arte urbana .


Tem algum lugar que vc sempre sonhou em pixar?

SABY: Nunca tive esse tipo de sonho , até porque nunca fui um pichador famosão nem nada , mas a pouco tempo pichei uma casinha muito antiga que desde que comecei a pichar tinha vontade de colocar um nome nela .



Como foi ai a repercurssao entre vcs quando o BINHO e NETO pixaram o Cristo Redentor ai no Rio? Vcs pensaram em fazer um ataque aqui em SP?Como foi o comentario entre vcs?

SABY: Bem , eu moro em Niterói/São Gonçalo e como dizem aqui moro do outro lado da poça ( Baia de Guanabara ) , na época repercutiu mais ou menos pelo menos em Niterói e São Gonçalo mas acho que em todo Rio teve uma repercussão mas nessa mesma época estava rolando “o mito” chamado VINGA , esse cara pichou várias seqüências nas alturas mas começou a ficar famoso quando começou a pichar várias igrejas antigas , como a Candelária , cemitérios e até que nesse mesmo ano do Binho e Neto ele fez a maior proeza de todos os tempos , pichou o prédio da Central do Brasil por duas vezes na mesma semana , na primeira vez já tinha passado em todos os jornais , só que pintaram e então acho q dois dias depois ele voltou lá e pichou dentro do relógio , aí fudeu né , nem precisa dizer que depois dessa proeza o cara virou o pichador mais conhecido e procurado e quem era pego pichando nem tinha conversa era chamado de VINGA e entrava no cacete .
Não posso afirmar que por causa de rixas bobas entre RJ e SP não tenha rolado muito comentário ou foi pq muitos não curtiram mesmo .
Eu na época confesso que até achei maneiro , assim como o VINGA , KIL , TUFÃO entre outros que pichavam igrejas e monumentos históricos e sempre saiam nos jornais mas depois de uns anos comecei a ver que isso não foi nenhum pouco legal , pichar esses lugares não acho legal , foi igual ao que um amigo do Rio escreveu certa vez quando um pichador famoso nos anos 80 e 90 pichou a estatua de Zumbi , o cara não era nenhum racista , até pq ele era negro e pq ele fez aquilo na estatua que simbolizava os negros? Sabe, são essas coisas que pra mim não fazem sentido pichar , meio que pra ser respeitado tem que respeitar algumas coisas.
Fico até imaginando se fosse eu que tivesse feito isso e mostrando a minha cara nos jornais e meus pais vendo aquilo , acho que isso seria a maior vergonha pra mim , não iria me importar com os outros de fora mas meus pais vendo a merda que o filho fez seria vergonhoso .



Essa ultima pergunta e' sempre um espaco livre p/ vc escrever o que quiser, entao manda bala!

SABY: Pichação é só uma forma de diversão ou em muitos casos como o meu hoje em dia é só pra tirar o estresse do dia a dia , tem muita gente encarando isso como uma profissão e acabam esquecendo das coisas que realmente importam , como construir uma família , ter um bom emprego , sair com amigos , conhecer pessoas bacanas e por aí vai , vejo muitos perdendo emprego , mulher pedindo divórcio , filhos meio traumatizados pq não sabem se o pai vai ser preso e coisas do tipo , vejo muito pichador famosão por aí que hoje em dia não tem nem o que comer , alguns até estão mendingando na rua e são essas coisas que eu fico pensando se foi realmente bom o cara ter se dedicado somente a pichação , claro que a resposta é não né.
A vida passa rápido demais , então tentem se informar , procurem ler um livro , se interessem por coisas que possam te dar uma boa informação e que consigam abrir as portas pro mercado de trabalho que está cada vez mais difícil.
Pra quem está começando agora o papo é sério , não se arrisquem a pista está muito salgada e não vale a pena perder a vida por causa de uma tinta , lembro de frases do tipo PICHADOR NÃO MORRE FICA PRA HISTÓRIA ! Cara , não entre nessa pq é a maior mentira , a vida é uma só e você se morrer pode ter certeza que não vai entrar pra história , somente alguns irão se lembrar de você e quem já está a mais tempo na pista o conselho é o mesmo , cautela legal .
Outra coisa que ao posso esquecer de dizer é que sejam humildes , não fiquem dando uma de marrento com ninguém , se o cara é novato ou antigo , famoso ou não , isso não importa trate o cara bem ,tem muita gente que só quer falar com os famosos ou esculachar quem tem pouco nome e isso pra mim é a forma mais escrota de uma pessoa ser , o cara pode ter 1 milhão de nomes nos muros mas não tem o respeito de ninguém , pensem nisso , não sou dono da verdade , cometo vários erros também mas sei que o que realmente importa é ser maneiro e humilde com as pessoas.



Valeu família TUMULOS por ter dado essa moral , não sou famoso nem nada disso pra vocês terem feito essa entrevista mas de qualquer jeito agradeço mesmo de coração .

Viva os verdadeiros escritores de rua !!!

27 comentários:

  1. obrigado pela entrevista que e' uma forma de mostrarmos as variadas epocas e historias da pixacao.

    obrigado por ajudar a gente nesse projeto

    abraco

    TUMULOS * bacal

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AI AMIGO CARICA,OBRIGADO VC A NOS DAR ESSE DIREITO DE ESPOR SUAS IDEIAS AKI EM NOSSO SITE,AKI VC SERÁ SEMPRE LEMBRADO PELOS MANOS DE SAMPA
    1 ABÇ AKI DA TURMA DO CAIXÃO

    TATEI-TUMULOS

    ResponderExcluir
  3. MUUITO BOM!

    Saby é Saby :D
    DAMAN, Curitiba -Pr

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa que ao posso esquecer de dizer é que sejam humildes , não fiquem dando uma de marrento com ninguém , se o cara é novato ou antigo , famoso ou não , isso não importa trate o cara bem ,tem muita gente que só quer falar com os famosos ou esculachar quem tem pouco nome e isso pra mim é a forma mais escrota de uma pessoa ser , o cara pode ter 1 milhão de nomes nos muros mas não tem o respeito de ninguém , pensem nisso , não sou dono da verdade , cometo vários erros também mas sei que o que realmente importa é ser maneiro e humilde com as pessoas.[SABY]

    O CARA MANDO O PAO RETO MESMO , CARALHO ENTREVISTA LOCA SOU PIXADOR DE S.P MAIS O CARA AI MANDO SUPER BEM NA ENTREVISTA !

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabens ae familia , vlw Tumulos
    entrevista show........
    vlw Saby original e responsa , abçs a tds

    ResponderExcluir
  7. ENTREVISTA IRADA DO MANO SABY !!!

    É ISSO AI CAMARADA !!!

    ResponderExcluir
  8. entrevista irada mesmo ....
    konhecendo de td e de tds um poko mais ...
    td junto e misturado atrave de um so intuito ....e' noixxx /..valew SABY E tds os pixadores do mundo ....

    mais a pixacao de verdade e nas ruas ....PAZ

    ResponderExcluir
  9. pode crer,asim dessa forma fica melhor conhecer todas as cenas

    ResponderExcluir
  10. opa,
    grande saby !
    esse sabe viver,
    gente boníssima !
    sem falar que ele é um estudioso do xarpi !
    abração ae !
    familia tumulos e saby !

    ResponderExcluir
  11. Memoria de elefante.
    Você fala muito bem Saby.


    ;]]]

    ResponderExcluir
  12. malditos...bio
    sem palavras em mano saby...
    muito loca a sua entrevista...
    deu pra aprender um pouco da historia dos pixadores do rio....
    porque eh o seguinte não importa de que lugar que vc veio ou de que lugar que vc é...pois somos todos iguais e gostamos de pixar...cada um com suas ideias é claro e as x até com visões diferentes,mais o que importa é o respeito entre as raças......eh nois mano saby...

    ResponderExcluir
  13. Boa entrevista, tbm tenho um BLOG de entrevistas, co pichadores, o www.nunodv.blogspot.com



    SABY é responsa.. belas palavras dele, entrevista bem conciente...

    mostrando que pichador, não pe bicho do mato, como a mídia nos pinta

    ResponderExcluir
  14. bela entrevista hein.....

    mlk manja muito de pichacão hein.....

    eh noixxxx SABY

    ctropa zef

    ResponderExcluir
  15. muito esponsa essa sua posicao.
    valeu saby.mil anos p tu loco.
    fique na moral mano.

    PARADISE.the suburbans
    Manaus.Amazonas

    ResponderExcluir
  16. MANO 100 Palavras, as poucas ideias que trocamos ja foram o BASTANTE para deixar claro que é um MANO do BEM, conciente do seu PAPEL na sociedade. Além de defender, ASSIM COMO EU, que o XARPI e a PIXAÇÃO são a mesma coisa e que o que importa não é o formato da LETRA ou o nome que vc RISKA e sim o seu OBJETIVO e a ADRENALINA que isso te causa.
    Aee Irmão... vai me desculpar, mas não psso deixar de comentar de um DEFEITO... VC é modesto de mais...rsrsrs Só o FATO de ser um sobrevivente do MOVIMENTO desde 1986 com a Kbça que tem, já seria o suficiente para ser digno deste ESPAÇO.

    Forte Abraço.
    "S.U.I.N.O.S".Presí...(S.P.ZN)89.09......

    ResponderExcluir
  17. salve salve rapaziada do pixo


    sendo protesto ou não ,,,, viva o pixoação

    ResponderExcluir
  18. locals edu

    SABY: Pichação é só uma forma de diversão ou em muitos casos como o meu hoje em dia é só pra tirar o estresse do dia a dia , tem muita gente encarando isso como uma profissão e acabam esquecendo das coisas que realmente importam , como construir uma família , ter um bom emprego , sair com amigos , conhecer pessoas bacanas e por aí vai , vejo muitos perdendo emprego , mulher pedindo divórcio , filhos meio traumatizados pq não sabem se o pai vai ser preso e coisas do tipo , vejo muito pichador famosão por aí que hoje em dia não tem nem o que comer , alguns até estão mendingando na rua e são essas coisas que eu fico pensando se foi realmente bom o cara ter se dedicado somente a pichação , claro que a resposta é não né.


    FALO TUDO SABY!

    ResponderExcluir
  19. ADORREI A ENTREVISTA SABY....VC É SHOW COM OU SEM MIDEA....BJ DA SUA AMIGA KIRA GHC....

    ResponderExcluir
  20. Caros amigos.
    Fiquei emocionado com minha hístoria contada no foto log.
    Agradeço de coração, e ví que os fatos narrados são totalmente reais com uma riqueza de detalhes que me deixou emocionado.
    Muito obrigado mesmo, de coração
    Uma vez pixador sempre pixador.
    Isso eles nunca vão tirar de nós
    NICO para sempre RAÇA- FLA ANJOS DA NOITE.

    ResponderExcluir
  21. sempre vejo as entrevistas ,,mano saby humildade total

    ResponderExcluir
  22. adorei a entrevista estou fora dos pixos a mais de vinte anos mas ainda amo a arte para nao parar totalmente ainda faço uns grafites para amigos de presente nao cobro pois faço por amor adoraria dar uma entrevista pois tenho muitas historias o problema e que eu nao tenho esses negocios de face twiter sou meio toglo a respeito de cpu estou no cpu da minha filha meu nome e neto fiz aquele pixo junto com o binho em 91 no cristo redentor no rio um abraço a todos desculpem o portugues

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, a entrevista ficou muito boa!!

    ResponderExcluir
  24. " AQUI ! QUEM TE ESCREVE ! É O FOOKA ! V, N ! Á LENDA ! VIVA ! FICO FELIZ POR VC ! SENDO , DE UMA GERÇAÕ ! TAÕ NOVA RESGATAR , NO FOTOLOG ! VERDAIRAS OBRAS PRIMAS ! DA ARTE DA XARPI ! GOSTÁRIA , QUE PULBLICA-SE ! Á HISTÓRIA ! DA VN ! DE SEUS MENBROS ! E COMO FOI CRIADA ! ESTA TUDO NO FOTOLOG ! XARPI FOOKA V,N ! RATO , SACANA ! SMACK ! PETELECO !E OS DEMAIS !! PARA QUE ÁVERDADEIRA HISTÓRIA FIQUE RELATADA ! SEM BOATOS ! E FALSO TESTEMUNHO ! UM GRANDE ABRAÇO ! DA VELHA CARINHA SORRIDENTE FOOKA ! ANOS 80 AOS 99 ! FELICIDADES ! E BOA SORTE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano vc tinha que escrever um Livro isso sim e uma Lenda viva.

      Excluir
  25. " EM CASO , DE DUVIDAS ? VOU PROVAR ! MINHA VERÁCIDADE! TENHO UM IRMÃO CHAMADO !( TULÍO ) NO ALGE DA MINHA FAMA MORAVA NO CENTRO DE NITEROI ! Á REUNIAÕ DA V.N. ERA EM ICARAÍ ! NO ANTIGO , CAFÉ PALHETA ! MOREIRA CESAR ! ONDE TRAÇAVAMOS METAS ! E RUMO Á SER TOMADO ! GOSTARIA ? MUITO DE PRESERVAR MINHA INTEGRIDADE FISÍCA !POIS TENHO !FILHOS ! MAS FAÇO PARTE ! UM POUCO DESSA HISTÓRIA ! DA XARPI ! OU PICHE ! AINDA JOGO UNS NOMES COM MEUS FILHOS !PARANAÕ PERDER Á FORMA !MAS MINHA CALIGRAFIA NÃO É Á MESMA ! DEVIDO AO TEMPO ! ( TERRUGEN ) MAS ANDEI JOGANDO UNS NOMES EM SAÕ DOMINGOS ! COM MEUS FILHOS ! PLUMA ! E GURY ! UM GRANDEABRAÇO DO AMIGO FOOKA !

    ResponderExcluir