sexta-feira, 25 de setembro de 2009

JUNECA ( ENTREVISTA )


.

.

.

.

.

...........................

ENTREVISTAS DO CAIXAO#34

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadoressabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/o JUNECA
um dos pioneiros da pixacao em SP.



1- Quando e como vc se envolveu em pixacao?



JUNECA - No começo dos anos 80, começou tudo por brincadeira, e foi tomando dimensões aguçando a curiosidade das pessoas por muitos anos.





2- Como era a pixacao nessa epoca?



JUNECA - Não existia praticamente pixações, somente algumas frases de efeito e o lendario cão fila km, com certeza, por esta razão tivemos tanto destaque que dura ate hoje.





3- E' fato que vc e sua turma eram os pixadores mais conhecidos de sua epoca, vc acha que influenciou muita gente a comecar
a pixar? Comente.


JUNECA - Na verdade não era uma turma e sim EU Juneca e meu parceiro Pessoinha, acho que tudo e moda, como era algo novo muita gente foi no embalo, não esquecendo que a pixação e uma grande forma de expressão





4- Nos conte como foi aquele lance de vc e o Bilao terem os "nomes" no diario oficial de SP na epoca do Janio , e como fizeram p/ escaparem
da policia na epoca?


JUNECA - Como todo adolecente ficamos assustados no começo, mas a midia deu grande importancia para o fato, ai começamos a participar de varios programas de TV, jornais e revistas acabou virando uma grande curtição para escapar, houve uma reunião com o vice prefeito da epoca Altur Alves Pinto para resolver o problema, mas somente quando tive um encontro em um programa de TV com a nova prefeita Luiza Erundina, que me afirmou que todas as manifestações culturais seriam bem vindas para cidade, realmente tive um pouco de sossego.





5- Na epoca em que vc ainda pixava , qual foi a sua maior proeza como pixador? Qual o role que ficou na sua memoria?


JUNECA - A cupula da camara do congresso Nacional em Brasilia.

Andei pelo Brasil inteiro todos lugares estão marcados na memoria.




6- Qual foi o motivo que o fez parar de pixar?



JUNECA - Depois de muitos anos pixando, recebi um convite de um artista plastico para trabalhar como seu assistente, acabei gostando e criando uma carreira propria como grafiteiro, comecei a gostar de arte e fui cursar a faculdade de artes plasticas, com isso me envolvi com a arte onde estou ate os dias atuais.





7- Como foi essa sua passagem de ex-pixador p/ artista plastico? Comente.


JUNECA - Foi tudo automatico, nada pensado e programado, as coisas foram acontecendo, quando percebi estava ministrando cursos e oficinas para adolecentes, que faziam o mesmo que eu no passado, passando noções de arte e cidadania.


Fiz varios trabalhos sociais e comunitarios.
De pessoa perseguida pelo Prefeito, passei a ser convidado pelo governo para ministrar cursos e palestras em varios lugares, inclusive, em esolas e Universidades Federais.





8- O que vc diria a mulekada que hj em dia faz e curte pixacao em SP? Como vc ve a pixacao hj em dia?


JUNECA - Acho que a liberdade de expressão deve existir, mas acho que poderia ser bem mais elaborada e pensada, pois a pixação e uma midia e uma força de expressão muito forte, o que sinto sobre a pixação de hoje em dia e que não conseguimos identificar os atuantes, mas sabemos que eles existem e estão dando seus recados, por isso respeito.






9- Nos conte sobre os seus trabalhos atuais , ainda pinta nas ruas de SP?


JUNECA - Continuo atuante com inumeros trabalhos, exposições no Brasil e internacionais, cursos, oficinas, cenarios, etc. Estou um tempo fora das ruas por alguns problemas pessoais, mas ja estou preparando um novo trabalho, que com certeza, antes do final de 2009 estara nas ruas, pois o grande barato e estar nas ruas.





10 - A ultima pergunta e' sempre 1 tema livre p/ vc mandar as suas ideias e falar sobre o assunto. Fique a vontade!


JUNECA - Alguns acham que sou contra pixação, na verdade seria ate incoerencia, fiquei muitos anos na pixação aposentei e tomei outros caminhos, falo por mim, não quero ser exemplo para ninguem, como respeito quem faz a pixaçao, so quero que respeitem a minha decisão, muitos que falam não eram nem nascidos e eu ja pixava.

Vivemos em uma democracia e cada um devera saber o que e melhor para si, não sou eu quem vai decidir.










Entrevista p/ Veja SP fevereiro de 1991
(JUNECA * BILAO * PESSOINHA)

clique na imagem p/ ver em tamanho aumentado



12 comentários:

  1. Obrigado JUNECA pela entrevista que e' uma forma de mostrarmos as variadas epocas e historias da pixacao.

    Sempre tive vontade de fazer essas e algumas outras perguntas p/ vc sobre pixacao

    Desde aquela epoca em que ouve aquele debate c/ uma rapaziada do pixo no "PROGRAMA LIVRE" ainda na decada de 90 que eu naum pude ir , sempre quis saber a sua real opiniao sobre o assunto.

    Como te disse antes ,nao nego que tinha outra visao sobre a sua pessoa apos aqueles debates e sobre algumas coisas que eu havia lido e ouvido falar sobre vc questionar a pixacao apos ter parado c/ os roles , mas foi muito interessante poder bater esse papo contigo e publicar a sua historia e opiniao sobre a pixacao de SP

    Esse site serve tbm p/ isso, para o pessoal que curte ou ja' curtiu e se interessa pelo assunto trocar historias e conhecer um pouco mais sobre esse movimento urbano que ja' atravessa decadas nas ruas de SP e do Mundo.

    Abraco e sucesso na caminhada

    TUMULOS * BACAL

    ResponderExcluir
  2. muito loca essa entrevista , lembro quando o juneca fez um perto de casa, na epoca nem pixava era mlk , decada de 80 ficava imaginando quando iria fazer o meu 1° pixo .

    ResponderExcluir
  3. salve salve juneca...
    legal sua entrevista,parabens ai pelos trabalhos de hoje em dia,e na minha opnião vc poderia até escrever um livro,o que daria um bom exemplo para aqueles que acham que pixador é sem futuro e taxado somente como vandalos,sem focarem que existem o verbo"expressão" ou "interferencia urbana" e que existem varios pixadores que apenas fazem pela marca,e o simples prazer da sensação de liberdade nas ruas...
    antes eu só ouvia falar que vc criticava pixador,e hoje vendo sua entrevista agente ve que não é por ai.
    satisfaçao ai truta
    paz
    malditos bio

    ResponderExcluir
  4. R A S T RO = BT
    JUNECA MALUCO SME PALAVRAS
    JA DEI 2 ENTREVISTAS COM ELE ......
    GENTE FINISSIMA , MUITA GENTE FALA DO MANO SEMSABER A REAL
    MAS E ISSO AIIIII

    SITE DO TUMULOS TA SHOWWWWW
    E NOIS TATEI GORDAO
    E BACAL
    PARABENS

    ResponderExcluir
  5. NOS DÉCADA DE 80 SEMPRE PASSAVA AS FÉRIAS ESCOLAR NA CASA DO MEU TIO PEDRO QUE REDSIDE ATÉ HOJE NA VILA SANTA CATARINA - JABAQUARA SP. SEMPRE OBSERVAVA NOS MUROS E VIA JUNECA, BILÃO, PESSOINHA, NILDO DECK E O TCHENTCHO ORIGINAL.
    COM CERTEZA JUNECA E SEUS COMPANHEIROS ME INFUENCIARÃO NA PIXAÇÃO PAULISTANA.
    EU TAMBÉM SÓ PROVA VIVA QUE PIXADOR TAMBÉM PODE SER VENCEDOR.
    HOJE SOU DIRETOR DA MINHA PRÓPRIA EMPRESA A WWW.PLANETSHOPP.COM

    ABRAÇOS PARA O JUNECA E O BACAL.

    ResponderExcluir
  6. PRATICAMENTE O CRIADOR DA PIXAÇÃO NO BRASIL, JUNTAMENTE COM UM CARA QUE LANÇAVA "GATINHO"

    ResponderExcluir
  7. Até hoje não tenho certeza, mas disseram q ele era do Jd.Selma/Yervant aqui perto de casa. O pixo dele na Brigadeiro com a Paulista foi um q surpreendeu.

    ResponderExcluir
  8. Eu e toda minha família, meus pais, meu irmão, a gente era viciado em achar pixo do Juneca pelas ruas! Era uma verdadeira disputa, quando um via, gritava "oooooo lá um Juneca Pessoinha" hahaha a gente achava que era o mesmo, até ver uns "Juneca Bilão". Até que um dia apareceu um Juneca Pessoinha na esquina de casa, foi a maior alegria, a gente até saiu de casa a noite pra ir lá ver! Eu tinha uns 10 anos de idade. Comecei a acompanhar o pixo desde então (85-86) e tive a alegria de ter testemunhado toda a evolução do pixo nessa cidade. O pixo faz parte da minha vida, por mais que eu tenha pixado pouquíssimo lá pelos anos 80, nunca jamais passei 1 só dia nessa cidade sem olhar para 100% de tudo o que está escrito nos muros, sabendo inclusive detectar imediatamente um pixo novo hehe além de usar o pixo para decorar o caminho de um lugar que um nunca fui! Salve Juneca obrigado por tudo - JUNECA P/ PREFEITO

    ResponderExcluir
  9. Maluco me lembro desse cara quando eu tinha 12 anos de idade.
    Não só ele mas também o Maurício Villaça, que foram mencionados pra mim e meu irmão(GEBE) como também uns dos pioneiros do grafite.
    Quem nos mencionou e sobre o que eu sei uma hora dessas eu falo pra vo-6.
    Tigre (jet-boys).

    ResponderExcluir
  10. Sacanagem das grandes vcs fizeram ao pintar a casa de minha avo; mal tinha acabado a pintura um esforço danado p comprar as tintas, pinceis para no dia seguinte encontrar tudo pixado - se vcs fizessem isso num casa comercial ainda vai mas na casa de dois velhinhos mal se mantendo em pe, sacanagem.Gostaria de ter pego vcs com uma wincheter - queria ver quantos buracos vcs iam ganhar

    ResponderExcluir
  11. Pioneiro do movimento pichação em S Paulo .... Parabéns ... Kop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hijo de puta. En algún momento te atraparán. Maldito grafitero. AND PIXO IS INDEED A CRIME!

      Excluir