terça-feira, 5 de maio de 2009

HOTCITY ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO #18

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/o SKID e o TED do
HOTCITY um dos pixos mais antigos de SP.





1- Quando e como começou na pixacao?


TED :: comecei na pixação por influencia dos pixos que eu via na decada de 80 como the rebeldes,mãos sadicas,the relampagos,5dp,plebecity,tchentcho,falange punk city,safari skate gang,wander,marcelo bike free,hsmd sexo explicito e outros.


SKID! :: Comecei com o clássico canetão... arrancava a carga do canetão e mandava ver na escola e nos busão !!!
Depois passei pro spray e rolo... mas sempre usei mais spray !!!
Nem vou citar as minhas influencias conhecidas... pois todo mundo já ta careca de saber e repetir os mesmos nomes... vou citar os caras do bairro onde eu morava quando comecei a pixar e que estavam arregaçando na época :::
Worriors, Zuerg, Veco, Cabaço, ADS, II Coves, Jab, Valtinho da 2, Paninho, Marola, Sónoys, Catch, Os K elogios, Patetikos, Bando da Mão, Lunáticos, Andarilhos, Sessel, Dluk, Edu !!!
Em 90 pixava TNT... fiz pouco... fiz só um ano esse pixo... mas é satisfação que alguns caras da época lembram dele ( Paninho Ale, Sónoys Chuca, Catch Dil e II Coves B.a !!! ) Mas só comecei a levar a pixação a serio mesmo apartir de 1994 !!!





2-Como foi criado o "HOTCITY"?Conte a historia do pixo.


TED :: O hotcity foi inventado no final da decada de 80 pelo solt amigo meu de escola e skate, ele tinha inventado ha alguns meses quando ele conheceu eu eo Rey(hotcity)que pixavamos na época pepois. O solt nos convidou para entrar no hotcity, pensamos um pouco e aceitamos. na época que comecei pixar não pensavamos em drogas, crimes e nem tretas,nos só pensavamos em pixar e sermos conhecidos na pixação.


SKID! :: Como o Ted já disse... O hotcity foi inventado no final da decada de 80 pelo solt amigo dele de escola e skate... nessa época ninguém assinava os pixos... só faziam o nome da “Turma” mesmo. Eu entrei pra essa família (hotcity) bem depois... 1994... com muito orgulho diga-se de passagem !!!





3-Como era a pixação na época em que comecaram?

SKID! :: Quando comecei em 1990 a lançar TNT ( era mó bafo rsrs mas quem inicia na pixação com ibope ??? rsrs ) era foda... vários malucos que tinham iniciado em 89 estavam arregaçando tudo em 90... muita criatividade nas letras e muita atitude nos rolês !!!
Sou suspeito pra falar... mas pra mim os anos 90 ( 90 á 99 ) foram foda !!!


TED :: ná época em q eu comecei,pixação era sinonimo de curtição!!e liberdade. gostavamos de conhecer novas gangues de pixo e até pixar juntos com elas!. pra ficar loco agente só bebia muita cachaça!! kkkkk não curtiamos outro tipo de droga. rolo ate um papo uma vez que pra entrar no hotcity o cara tinha que beber um litro inteiro de 51 kkk.eu não tinha nenhuma responsabilidade por isso virei noites pixando sem dar satisfação pra ninguem, nunca tomei um processo, porque eu porra loca q era não levava documento nenhum, e quando ia preso inventava um nome qualquer pra não sujar meu nome!
e ai era porrada a noite inteira na delegacia uiiiiiiiiii. mas graças a pixação ganhei muitos amigos, e melhores amigos!!




4-Sente que a pixacao mudou daquela epoca p/ ca'?Quais as diferencas?


SKID!:: Nossa e como... outra pegada... em vários aspectos !!!
Primeiro vou falar sobre o “respeito” !!! Antigamente havia respeito entre os pixadores... nunca que eu ia fazer um encaixe no meio ou entre as letras de outra turma... nunca !!!
Outra coisa atropelo só tinha se você tivesse treta com o cara... hoje em dia eu vejo certas agendas em Sampa... e os cara olha e procura um pixo que tem menos destaque na cena da pixação... tipo assim... nunca vi esse pixo vamos fazer em cima dele !!! Ou que esteja mais apagado tipo sumindo e adivinha... faz o pixo dele em cima !!! Antigamente isso não acontecia !!! Havia respeito !!!
Também aquela época não havia tanta malicia quanto tem hoje... colávamos nos points todo mundo trocava idéia com todo mundo... todo mundo trocava folha com todo mundo... hoje em dia não vejo mais isso !!! Vejo muita vaidade e arrogância no movimento !!!
Tem também o outro lado... Tambem teve a evolução no estilo de pixar...
Na década de 2000 os mlk começaram a fazer as tais “janelas”... segundinha... terceirinha rsrs... queira ou não ouve uma mutação nos estilos... nas escaladas !!!


TED:: hoje em dia a pixação é muito associada a drogas crimes e tretas, já não tem o mesmo siguinificado de antes de art e amizade.





5-O que e' pixacao p/ vcs? Come definiriam "pixacao"?

SKID! :: Tem varias definições...
Pra mim Pixação é Liberdade de Expressão !!!
Dentro do nosso movimento aqui em Sampa... a Pixação é busca diaria de fama e reconhecimento... dentro do movimento Underground é claro !!!
A Pixação no seu inicio foi muito usada para o protesto... principalmente na época da Ditadura !!!
Mas também tenho um fato engraçado que poucos sabem... no final da década de 70 em Los Angeles EUA as pixações eram usadas para demarcar disputa territorial pelo trafico de drogas entre gangs rivais !!!


TED:: pra cada um a pixação tem um significado, pra mim a pixação é algo pra se expressar, para aparecer,para fazer fama,um modo de vida e simplesmente deixar sua marca por toda a cidade e sempre quando ver o pixo ficar contente!!





6-Nesses anos todos de role vcs devem ter muitas historias, qual foi os melhores e os piores roles ate' hj?

TED :: teve muito role bom. quando eu terminava de fazer um pico voltava todo feliz pra casa com sentimento de dever comprido, acho que um dos melhores role meu foi quando eu fiz tres predios seguidos com o jc do bombacity!!,teve tambem un role com o boomer eo mhs do profecia que fizemos uns tres picos na mesma noite na av sto amaro. os piores role foi na estr do campo limpo.tava eu a carol o sande(thegralhas) o fabio(sf) quando um carro branco correu atrás de nos e nos encuralou em um terreno baldio, ai ele saiu do carro poes luvas nas mãos e pegou uma arma,comecou a procurar tintas, a sorte nossa é que ele não achou as tintas porque se não ele mataria agente. outro role foi na zona leste, tava eu o recrutas dé e dinho, novinhas gil, amafia jota,quando uma veraneio veio atrás da gente em alta velocidade, cada um fugiu como pode, graças a DEUS ele não pegou ninguem.ainda na zona leste eu o mica,kakos dezinho,oitavobatalhão killher,subimos num pico quando a rota!! apareceu e pediu que agente decesse. agente ficou esperando q eles fossem embora. depois de algumas horas ele foram embora e descemos só que ficou um monte de segurança de rua esperando por nos, ai foi tiro pra todo lado, graças a deus ninguem se feriu!


SKID! :: Com certeza os piores roles são quando a casa cai e vc roda... toma processo etc !!!
Uma vez rodou eu e o Gone Antboys na Vereador José Diniz... tomamos um enquadro monstro da ROTA só que tínhamos muquiado a tinta pois tinha um bico sujo que a gente tinha se ligado que tinha chamado a policia... os verme puxou um pro canto e o outro pro outro canto e começou a interrogar... mas como não tínhamos nada em cima os caras começaram a bater sem dó... ai quando eu já não tava mas agüentando e já ia dizer que era pixador os caras liberaram... e disse vc vai pra lá e vc pra cá... e se eu pegar vcs aqui de novo vcs tão ligado !!!
Os melhores roles são aqueles que vc fez e marcou na lembrança por algum motivo em especial...
Também é legal relembrar os roles em que vc estava com algum aliado que DEUS já levou e ao se lembrar dos momentos as saudades vão a 1000 !!!
Teve um rolê com o finado mano Pia do Antboys também que foi foda...
Saímos a pé com 12 latas Eu, o Pia, o Ted e o E.T da Amafia... pegamos a Estr. de Itapecerica e fomos embora pixando tudo... chegando na João Dias trombamos o Topera Citymanos terminando um pico... ele desceu e seguiu com a gente pixando... no começo da Av. Sto Amaro trombamos com o Buiu The Gralhas e o Felino Piromania... não chamamos eles pra ir no role porque o Ted na época tinha treta com o Felino... eles seguiram no rolê deles e nós no nosso... chegando no fim da Av. Sto Amaro trombamos o finado WED... ele foi no role com a gente... só sei que esse rolê terminou na 9 de julho depois do enquadro da Policia !!! É serio nunca tinha trombado tanto louco numa noite só kkkkkkkk





7-Vc ja' se envolveram em alguma treta na pixacao? Como resolveram ?


SKID! :: kkkkkkkkkkkk essa pergunta foi boa Bacal... deixa no gelo esse assunto kkkkkkkkkkk vamos pra próxima rsrs

TED :: já tive treta com o vagabundo (homicidas) e com o felino (piromania) mas hoje em dia sou amigos dos dois sem ressentimento nenhum!! o que vale é resolver as diferenças e somar amizades!.





8-Na sua opinião a pixação de SP algum dia acabará ? Qual o futuro da pixação na sua opinião ?

TED :: a pixação em são paulo nunca acabará,mas acho que o futuro dela é muito desorganizado,porque os novos não se interessam em saber o passado da pixação e ai fica tudo muito confuso...


SKID! :: Acabar ???? Nunca vai acabar !!! Enquanto 1 para... 10 começa !!! rsrs
O futuro ???
Pois é... isso é um grande enigma... pois nos que já somos de uma época atrás nunca imaginaríamos que a pixação iria ter essa mutação que deu no que tá ai hoje !!!
Espero que a mulecada de hoje em dia busque respostas no passado pra fazer o futuro da pixação !!!





9-O que vc mais gosta na pixacao e o que vc mais odeia no movimento?


SKID! :: A adrenalina e as amizades... é o que eu mais curto !!!
O que eu mais odeio... a arrogância, a vaidade e a inveja dentro do movimento !!!
Ah !!! Tava esquecendo... a PILANTRAGEM eu também odeio !!! Odeio PILANTRA !!!

TED :: O que eu mais gosto na pixação é a amizade que consquistei de muitos pixadores de todas as zonas de sp e até outros estados. se de repente estou de carro por ai em qualquer zona de sp e meu carro quebra com certeza terei um amigo pixador perto dali pra me socorrer!!. o que eu mais odeio na pixação e a mistura crime e pixação, alguns pixadores acham q pixação e crime andam juntos coisa q não é verdade, por causa disso já perdi mais de 30 amigos pixadores que infelizmente viraram pro crime e acabaram morrendo.. quem é que não tem um amigo pixador que morreu porque foi pro lado do crime??... a pixação apaga, mais as amizades verdadeiras juntos com nossas histórias!, essas ninguem pode apagar!






10-A ultima pergunta e' sempre um espaco aberto p/ vc mandar a sua ideia, um salve sei la'...fique a vontade!


SKID! :: Quero finalizar falando sobre um assunto :
A parada é o seguinte... o que muito se discute hoje em dia é que alguns dão muito valor pra quando o cara começou a lançar... e isso pra mim não quer dizer nada... pra mim o que vale é a atitude !!!
O que adianta ser de milianos e não ter feito um role da hora !?! Não ter representado nas ruas !?!
Na pixação você vale o que tem nos muros... isso foi sempre assim e nunca vai mudar !!!
Pixação é quantidade e qualidade...
Tem uns que priorizam a quantidade...
E outros a qualidade...
Mas se vc puder aliar os dois melhor ainda !!!
Sempre respeitei e admirei muito os caras das antigas... vários feras ai que iniciaram em 86 e por ai vai... só não concordo com alguns que idolatram 89... sei que foi o inicio pra muitos feras da pixação mas a pixação vai muito além dessa data !!!
Já vieram me falar sobre essa parada de “ viva os anos 90 ” que as vezes eu escrevo no meu fotolog...
Eu exalto os anos 90 porque vivi e pixei intensamente nessa época... e na boa fazendo uma comparação com os anos 90 ( de 90 á 99 ) e os anos 2000 ( de 2000 á 2009 )... nem preciso falar né... não tem nem comparação !!! Nem vou citar os anos 80 por ele não ter tido esse ciclo inteiro de 10 anos !!!
Os anos 90 foram foda mesmo... vários que tinha iniciado em 89 arregaçaram nos anos 90... vários fizeram seu nome em 90... 91... 92... 93... 94... e ai por diante !!!
Viva os Anos 90 e Viva o Underground Porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!


TED :: quero lembrar dos meus amigos que conquistei na pixação mas q infelizmente não está mas entre nós!. frangola e edy(os caretas) tintones(os pampas) wag(hot) dé e zé(recrutas) gil(novinhas) fiscal(esmoleis) boomer, jairo(aliens) pia(antboys) cal(pigmeus) jadi(atomicacity) a saudade é muito grande!!!

14 comentários:

  1. obrigado pela entrevista que e' uma forma de mostrarmos as variadas epocas e historias da pixacao.

    obrigado por ajudar a gente nesse projeto

    abraco

    TUMULOS * bacal

    ResponderExcluir
  2. VALEU PELO CONVITE BACAL !!!

    SKID! HOTCITY

    ResponderExcluir
  3. Da hora as entrevistas dos manos ai Téda e Skid, dois manos 100 palavras, abraço pra vc Bacal...



    V I V A




    A




    P I X A Ç Ã O!!!

    ResponderExcluir
  4. firmeza bacal!! só recapitulando a ultima pergunta,quero lembrar tambem de um grande amigo do hotcity que tambem não está mais entre nós, o WED ele faz falta de mais!!!... parabens pela iniciativa, parabens mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Entrevista muito irada com essas duas feras , o TED disse tudo em relação a pichação e crime , uma coisa não tem nada ver com a outra e muitos que entraram pra vida do crime nem está mais aqui pra poder contar suas histórias , é cruel mas é fato!!
    Parabéns pra família Hotcity!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. sem comentários, essa dupla é phoda com ph mesmo...

    abraço...

    cativas_pulga

    ResponderExcluir
  7. familia hot city mandaram bem ..entrevista loka...
    RICARDO=SKID.....INSPIRACAO PRA MIM .....SEMPRE

    ResponderExcluir
  8. 2 LOKOS SEM PALAVRAS,UM MAIS FIRMEZA QUE O OUTRO
    1 ABÇ PROS 2 APESAR DE SEREM BAMBIS
    VAI CORINTHIANSSSSSSSSSSSSSS
    FAMILIA PAVILHÃO 9

    TATEI=TUMULOS

    ResponderExcluir
  9. Salve galera ae uns parabens pros manos ai do Hotcity entrevista muito bem apresentada.
    abs e um salve ai pro TATEI tbm parabens
    BIL - DICK#3

    ResponderExcluir
  10. é pode Crê isso Aí é tudo verdade!
    eu Desde Molequinho sempre acompanhava e
    admirava as pixações até hoje faço isso.
    É isso Aí SKID! os anos 90 foram Foda Mesmo!
    Sou aqui da Quebrada perto de Campo Limpo.
    Um Salve aew pra Todos Nomes de PESO de 90 flws.

    ResponderExcluir
  11. SEM PALAVRAS HA HISTORIA JA DISSE MANOS 100%!!

    ResponderExcluir
  12. mano esse role foi mt louco msm.trombar esses mano ai foi melhor ainda!!!so reliquia...q satisfaçao..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu irmao fome comecou a pixar em 88 o auge dele no pixo foi com PIROMANIA e muito amigo do felino.e o do jair do PEGADAS.

      Excluir
  13. Caraio SKID, esse Valtinho da 2 faz uns pixos basicao perdido em Sorocaba ainda, foda ver que os anos passam e o vicio nunca sara haha

    ResponderExcluir