quarta-feira, 8 de abril de 2009

RISKOS ( ENTREVISTA )










ENTREVISTAS DO CAIXAO #14

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/o
RISKOS do Rio Grande do Sul , um dos pixos que representam a pixacao gaucha.





Quando e como começou na pixação?

RISKOS- Comecei em 1998 mas antes já via os pixos por ai de alguns caras como toniolo e outros, mas antes eram mais pixações de manos de bairros e torcida organizada os caras pichavam o seu apelido e as abraviações do seu bairro. Acho que todo pixador começou assim vendo e admirando outros pixos por ai riscando no banheiro do colégio no banco de trás do ônibus nos muros do seu bairro, etc.




Porque Riskos?conte a historia de seu pixo.

RISKOS- Riskos pela atitude de riscar, ser rápido para fazer a parada e também
de correr o risco. Certo dia uns manos que já metiam uns roles ligaram denoite pra minha casa e pediram pra falar comigo, ai me convocaram para participar do bonde, porque nesse bonde iam formar so os maiores pixadores da cidade. Já haviam alguns pixos riskos por ai, mas depois que entrei, entrei de cabeça mesmo na parada aquilo se tornou um vicio e pra onde eu fosso tinha que deichar a marca. Então aqules caras pararam de pixar e eu e outros manos continuamos dando seqüência ao pixo. Hoje em dia Riskos é uma família que vai mais alem da pixação, è atitude e a amizade em primeiro lugar. Todos os meus amigos são considerados riskos ate mesmo os que não pixam ou já pararam de pixar. A família existe desde 2003 ate hoje e sempre.




Qual a diferença dos pixos de Porto Alegre e os de Sampa vc vê alguma diferença?

RISKOS- Acho que a atitude é a mesma em todo lugar, porem uns são mais ousados e se arriscam mais que os outros... Porem em são paulo vc so vê letras retas e no rio de janeiro so letras imendadas, Aqui em Porto pixamos imendado e reto também. E aqui o mesmo pixador pixa a mesma coisa com vários tipos de letras diferentes, ai se analisa quem tem as melhores letras tambem. Mas aqui rola muitos pixos de bondes que são umonte de gente pra pouca pixação.Porem tem alguns grupos menores que pixam mais. Aqui a população e menor por isso existem menos pixadores e a repressão e muita, pois esse movimento não começou a tanto tempo aqui como nessas outras capitais. Já existiam algumas pixações em muros, mãs prédios janelas marquises, etc. Fomos nos e alguns poucos outros q são da antiga q fomos mesmo os pioneiros.




Conte um role que ficou marcado na memoria o melhor e o pior.

RISKOS- Foram vários melhores e piores, os melhores foram aqueles que conseguimos a façanha com sucesso sem ser vistos ou pegos pela policia ou ate esses justiceiros da madrugada sem tomar tiro ou ser pintado e apanhar ou ate ser estorquido... Mas um dos bons que marcaram foi um que eu o um mano da adupla passamos a noite em cima duma galeria comercial de 16 andares no centro da cidade e depois tivemos que ficar horas dormindo nos corredores pois so tinha como sair pela manha quando abrissem a galeria. Foi ai que resolvemos descer com um jornaleiro no elevador. Ao chegar la embaixo do prédio o porteiro ficou sem reação pedimos p o jornaleiro segurar a porta pra gente ai o porteiro ficou assoviando enquanto largávamos caminhando madrugada a dentro no centro da cidade ai já era tarde demais. Hj em dia tentaram pintar mas o espírito do pixo ainda ta la e da pra ver. Esse pico foi foda mesmo. O pior foi ruim por um lado mas bom por outro, porque o pico e muito louco e aqueles que viram desacreditaram, Foi em um ano no verão quando eu e uns parceros da família Riskos fomos passar o verão em Santa Catarina. Um dia chegamos de uma balada já de manha e ainda na brisa resolvemos ir pixar a ponte de Laguna, uma ponte a beira da br-101. mas a ponte ficava a quilômetros da praia aonde nos estávamos. Pedimos a moto de um dos nossos parceros emprestada e fomos eu e mais um com o cabo de vassoura em mãos paramos em uma ferragem e compramos a tinta óleo. Chegando no pico a ponte não tinha chão, então meu parcero foi ate o maximo que conseguiu e começou o feito, com medo de cair no rio ele tentou me jogar a chave do carro que tinha ficado la na casa em que estávamos na outra praia. Então a chave caiu em meio a um matagal imenso e no meio do pixo o rolo caiu do cabo dentro do rio e antes que ele afundasse tive que pular de roupa e tudo em uma saída de esgoto pra resgatar o rolo e acabar o pixo. Consegui jogar o rolo devolta pro outro que esta la em cima e conseguimos acabar a pixação. Porem a chave do carro não foi encontrada ficamos horas procurando... voltamos pra casa de moto indignados. Tivemos que mandar o carro para concessionária para trocarem todas as fechaduras, prejuízo de 500,00 p/cada um de nos dois... Esse foi o pixo mais caroda minha vida mãs de nada me arrependo.




Como e' a cena do pixo ae no Sul?

RISKOS- A pixação em Porto Alegre já existe a bastante tempo. Mas são poucos de atitude, agora que vejo que o movimento ta crescendo mesmo de verdade que tão chegando uns manos no apetite mesmo, escalando e riscando pela cidade inteira. Tretas sempre vão ter em todo lugar seja por pixação ou não. Mas na pixação vocês já sabem porque è, geralmente e dor de cotovelos de alguém... ai começa o desrespeito atropelos e recados envolvendo o nome dos outros. Oque acho muito chave, se alguém tem algo a resolver com alguém que fale na cara, acho que tem que ser na de homem mesmo e resolver na mão no mano a mano e não ficar mandando recadinho pelos muros, porque a verdadeira pixação não tem nada a ver com isso. Mas acho que apesar de tudo isso ainda existam mais uniões doque tretas. Pois a pixação e protesto e amizade! Apesar de ter aqules que formam bondes mal pixam e usam isso para fazer tretas por ai.




Rola treta? Atropelos?

RISKOS- Já tive sim por alguns caras que atropelaram meu pixo ou mandaram recados envolvendo meu nome em muros por ai, mas como citei acima já sabem porque isso geralmente acontece. Mas acho que quem é é, e não precisa fazer esse tipo de coisa para ser lembrado ou respeitado e sim fazer seu role na rua passando perreio e mostrando atitude nas grandes avenidas!




O que e' a pixacao p/ vc?

RISKOS- Pra mim a pixação é um estilo de vida paguei pra entra e nunca mais vo sair. Ganhei o reconhecimento e o prestigio de muita gente pela minha atitude e de meus amigos, não sei se algum dia vou conseguir parar com isso pois se ver alguém riscando perto de mim ou tiver com algo em mãos que risque concerteza sempre vou colocar a minha. Mas tambem a pixação atrasa o lado em algumas coisas. Já briguei com namorada tomei borrachada da policia fui pintado tomei tiro,etc. e ate mesmo descriminado pela minha família.
Tenho família, pai mãe e irmãos, trabalho e tambem estudo.




A ultima pergunta e' sempre um espaco livre p/ vc escrever o que quiser...contar uma historia, mandar um salve. Fique a vontade!

RISKOS- Na época em que comecei a pixar me inspirava em alguns poucos pixadores que tinham por aqui, parava em frente aos pixos e ficava copiando as letras no caderno, não existia internet e nem revistas e vídeos por aqui. Aprendi oque era a pixação viajando brasil a fora com as torcidas organizadas e vendo ao vivo mesmo. Ate que voltei a são paulo em 2003, dessa vez para ficar na casa de um amigo na zona norte. Ai vi vários picos de perto mesmo ele me apresentou para uns camaradas da quebrada e demos uns roles para pixar juntos. Daí então depois que voltei para o sul, Porto Alegre nunca mais foi a mesma... Hoje em dia os caras que tão chegando agora, principalmente aqui no sul, já pegaram tudo de mão beijada digamos assim, pois viram nossos roles pela cidade toda, coisa que não tinha antes aqui, tambem basta acessar a internet em qualquer lugar e ver a parada sendo feita ao vivo na internet, uma coisa quase impossível de se ver antigamente, fora as fotos e revistas e vídeos que rolam por ai e são de facil acesso. Acho que a pixação ta crescendo muito por aqui, gosto muito do que estou vendo, nunca vou parar de curtir e observar os pixos,mãs porem tem que se respeitar mais. Vejo vários caras que chegaram ontem no movimento sem respeito nenhum... Respeito e pra quem tem... Respeite para ser respeitado. O bagulho e união e não treta, pixação não é moda e tem muita gente chegando que ta só de embalo.O bagulho n é pra qualque um... Sempre respeitando os pixadores que fazem acontecer a parada, principalmente os mais antigos do bagulho!!! É nois um salve a todos pixadores!!!


RISKOS->Z/O->RKS os*maiorais OS*MRS

19 comentários:

  1. obrigado pela entrevista que e' uma forma de mostrarmos as variadas epocas e historias da pixacao.

    obrigado por ajudar a gente nesse projeto

    abraco

    TUMULOS * bacal

    ResponderExcluir
  2. fala gaucho
    valeu por explicar o
    movimento ai de vcs do sul tchê
    1 abl jeferson
    tamo junto seu vagabundo

    ResponderExcluir
  3. Loko o movimento de vcs ai paz !!!

    Porões adr!

    ResponderExcluir
  4. vlw MEsMoo XrP a enTrEvIsTa,,MoRo em poA QuEria CoNhEcEr oS RISKOS AdORo PiXaçâO ,,Ja pAsSeI PoR VaRiAs tmBm,,Eh Um ViCiO mEsMoo,,E RESpEiTo Todos Os PiXaDoReS. . .SaLve p/ RKS

    ResponderExcluir
  5. vishhh treta heim!!

    parabens a familia tumulos pelo corre!


    ESTAMOS JUNTOS!





    site sobre arte de rua -> http://SubsoloArt.com






    abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Riskos domina, tumulos tmb, salve as duas crew.

    MlKs MuleKs cReL - sudoeste do paraná

    ResponderExcluir
  7. grande amigo jeferson, muito boa a entrevista ai viu. valeu ai pessoal do tumulos por da esse espaco ai. eh nos FAMILIA OS-MAIORAIS

    ResponderExcluir
  8. moro en poa e ja vi varios pixos d vcs,vcs sao os caras!

    ResponderExcluir
  9. É NOIS A NOVA GERACÃO AQUI DO SUL !!!!! LGDS+RSTS+ADS= OS INSONIA ABRAÇO PROS MLK AI DE SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  10. salve a todos que REPRESENTAM o bagulho!!! malokerada do caralhoooooo

    ResponderExcluir
  11. RISK8S JA VI UMAS TAG NO J.SAO PAULO ZN SP///

    ResponderExcluir
  12. OS PIXADORES DO RISKOS (OU RKS) DE PORTO ALEGRE AINDA TÃO NA ATIVA???

    ESSE ANO O GRUPO FARIA 10 ANOS DE EXISTÊNCIA, MAS NUNCA MAIS VI PIXAÇÃO DELES, A ULTIMA QUE VI FOI EM 2009 NUM ROLÊ COM OS INSONIA.

    ResponderExcluir
  13. Eh a rapa do Sul que representa!salve RISKOS TMJ!
    MEKTREFS-OS MEK-MK-SKEM Sonrai/salve TUMULOS!!!

    ResponderExcluir
  14. Eh a rapa do Sul que representa!salve RISKOS TMJ!
    MEKTREFS-OS MEK-MK-SKEM Sonrai/salve TUMULOS!!!

    ResponderExcluir
  15. Eh a rapa do Sul que representa!salve RISKOS TMJ!
    MEKTREFS-OS MEK-MK-SKEM Sonrai/salve TUMULOS!!!

    ResponderExcluir
  16. Ahahhahahah salve gordão bou ... abração do teteu z/o

    ResponderExcluir