terça-feira, 14 de abril de 2009

RETARDADOS ( ENTREVISTA )


ENTREVISTAS DO CAIXAO #15

Esse projeto das entrevistas c/ os pixadores aqui no nosso site e' uma forma de nois mesmos pixadores sabermos a historia de outros pixos contadas pelos propios caras.
Diferente do que acontece em revistas ou fanzines , aqui sera' publicado no site o que o entrevistado respondeu, s/ acrecentar uma so' virgula. Isso p/ poder evitar o que acontece em jornais quando os caras acabam publicando o que "eles" querem publicar ok?

A entrevista de hj e' c/o RASH e o SCUL do
RETARDADOS um dos pixos mais antigos da z/norte de SP.




1- Quando e como vcs comecaram na pixacao?

*Rash: Em 1990 época em que eu estudava próximo ao 45ºDP muito perto do antigo POINT do FREDY (BRASILÂNDIA) onde a cena era muito forte, fiz algumas marcas antes de receber o convite (do MAD meu parceiro) para somar com a banca do RETARDADOS em 93.

*Scul: Comecei em 90, quando tinha 13 anos, aqui na brasilândia na época já haviam vários pixadores que já tinham começado a sua caminhada, e daí por influência dessa galera acabei entrando no movimento, lparticpei de algumas marcas e ajudei a inventar outras(que ainda estão por ai) e em 94 decidi lançar o meu apelido no mesmo ano entrei para o RETARDADOS.




2-Pq "RETARDADOS"? conte a historia do pixo.

*Rash/Scul: Vamos resumir, em meados de 1988 ZOOMP, MAZÃO e NOBRE (fundadores), lançavam suas marcas independentes e executaram a idéia de unir-se devido à amizade e respeito que tinham entre si, assim surgiu a idéia de um nome que na época fosse expressivo e ao mesmo tempo tivesse haver com a forma que se chamavam, sendo assim posteriormente entraram GENOCIDIO, JET, MAD e entre outros o STRASS 1996.




3-Como era a pixacao na epoca em que comecaram?

*Rash/Scul: Época boa onde o movimento era de muita intensidade, amizade, ousadia e de certa forma uma disputa interior de cada um em busca de seus objetivos. Uma coisa nova para muitos, principalmente para os moradores mais velho, que quando viam as pixações eram somente através de filmes americanos, e que jamais poderiam imaginar naquela época que isso estivesse invadindo a cidade. (lembro que meu pai falava que a cidade estava virando um lixo! Diz Scul.)




4-Ainda fazem roles?Qual as diferencas entre a epoca que comecaram e hj em dia?

*Rash: Hoje em dia ainda faço meus pixos (só na bola de meia). Percebo que a pixação vive momentos diferentes na minha concepção no começo via que a cena corria para quantidade, criatividade nos nomes e amizade (é claro que as tretas também existiam). Hoje com a evolução vejo muita criatividade nas letras, qualidade e uma ligação forte entre a nova e a velha escola de todas as quebradas.


*Scul: Não! estou realmente parado, assim como a maioria dos integrantes, mais pelo que acompanho do movimento, existem diferenças bem consideráveis, principalmente em respeitar os pixos mais antigos, fazer pixo no meio das letras e nos picos fazer abaixo dos pixo já existentes quem é mais antigo sabe do que eu to falando.Mais por outro lado hoje faltam espaços, e por isso passe a ser uma consequência.




5-O que e' pixacao na visao de vcs?

*Rash/Scul: Vejo que a pixação é uma válvula que encontramos para impor a nossa liberdade de expressão. É a fúria do raciocínio que uma geração do gueto sofrida e injustiçada encontrou para formar amizades aliando disciplina e proceder para tirar um barato nas ruas e isso consequentemente cutucou a ferida do estado e seus governantes opressores.




6-Quais foram os roles que ficaram na memoria de vcs?O pior e o melhor?

*Rash: Nossa o que me marcou como pior foi um role onde estava EU o TPL´S e FDR (São Mateus) e o SAND (atualmente no RAPTO) na AV. Rio Branco no centro da cidade onde ao pegarmos uma seqüência de 03 portas de aço na minha vez ao fazer RET passou e parou um Golzinho e colocou um girofléxo no carro e iniciaram uma busca a minha pessoa que após vários perdidos, entrar na Duque de Caxias (contra mão para eles), deparei-me com os mesmos armados de pistolas automáticas fizeram com que eu parasse, e o resultado foram muitos ematômas e um dente quebrado.
E como melhor fica difícil escolher entre vários roles de muita idéia e risadas em quebradas diferentes acho melhor não citar rsrsrsrs...

*Scul: O pior foi quando estava EU o Rash! e o Mad e nós fomos fazer um role na Casa Verde, e no segundo pixo nós tomamos um enquadrão dos seguranças de uma fábrica de roupas,e um dos caras era investigador da civil e levou a gente para a 13 DP ,e falou que tentaram roubar a empresa uns dias antes e que nós estavamos lá na frente ganhando a fita da empresa, e que nós poderíamos ser possíveis assaltantes e que se algum de nós tivesse algum B.O assinaríamos outros. Mais no final deu tudo certo enfim todos estavam limpos.Um dos melhores role que eu fiz foi com um grande amigo na pixação o Lua do Tpls,foi quando nós dois saímos da estação santa Cruz do metrô de dia, e fomos fazendo a rua Santa Cruz, Av Ricardo Jafet e a rodovia dos Imigrantes até Diadema,andamos muito, mais foi um role que fizemos vários, e ainda por cima demos muitas risadas.




7-O pessoal do "RETARDADOS" tbm fazem uma cena c/ graffiti e tal, como e' isso?


*Scul: Essa eu deixo para o rash! porque ele que é o artista!

*Rash: Quando criança as minha influência por desenhos veio do meu irmão mais velho e após fazer grapixos e me envolver com a cultura HIP HOP deparei-me com a pasta de desenhos do TITO, e consequentemente o MAUMEK´S, MENOS1, CASTELO,GUETUS e o LARAPIOSval (entre outros parceiros), me apoiaram a graffitar nas ruas de SAMPA como V.U.L.G.O e a BANCA EU. Sem me esquecer das minhas origens, e assim ampliando ainda mais o meu ciclo de amizades, dessa forma venho sustentando essa idéia de unir os dois movimentos sempre que possível, por que acho muito importante para a cena urbana da nossa cidade.




8-A pixacao de SP e' unica no mundo inteiro, qual sera' o futuro da pixacao na cidade na opiniao de vcs?Um dia acabara' a pixacao?


*Rash/Scul: Certamente nos orgulhamos desse fato de ser única no mundo e os gringos pagarem essa madeira, e o futuro dela só tende a crescer, até mesmo porque trata-se de um movimento forte que se renova com muitos dos adeptos ansiosos para mostrar resultado, sem dizer a força da velha escola somando e por mais que tenha suas responsabilidades, sempre que possível arrumam um tempinho para reativar seus pixos, incentivando e intensificando cada vez mais a cena, e sendo assim só consigo olhar adiante e ver o futuro dos pixos na mesma sintonia do presente e do passado.




9-O que vcs ganharam e perderam c/ a pixacao?O que vcs diriam a mulecada que esta' comecando no movimento como experiencia propia?

*Rash/Scul: ganhos e percas são fatos inevitáveis nessa trajetória de poucos inimigos e muitos amigos, que cultivamos até o dia de hoje, principalmente na nossa caminhada de RETARDADOS. Somos amigos e dificilmente teríamos nos conhecido (se não fosse a coincidência, de pixar-mos), também tivemos uma grande experiência de vida, como conhecer novos lugares, novas amizades e também superamos momentos de muita dificuldade e periculosidade.

*Rash: perdi no começo da caminhada a ingenuidade de quem um dia pensou que a policia fosse totalmente séria e justa e tivesse discernimento suficiente para distinguir o peso de um criminoso perigoso e um pixador rsrsrs... e um dente quebrado anos depois.

*Scul: o que me deixou mordido foi terem pintado de preto fosco um nike novo(rrrsss).

*Rash/Scul: para a mulecada dizemos, humildade e respeito com a geração mais velha pois muito irão aprender com ela e mais, somar cuidado e seriedade no barato.





10-A ultima pergunta e' sempre um espaco aberto p/ vcs falarem o que quiserem...portanto mande bala!



*Rash/Scul: Gostariamos de agradecer a FAMILIA OS+FORTES e CIRCULO VICIOSO e todos aqueles que fizeram e fazem parte da nossa historia na direta ou indiretamente, desde amigos até os inimigos que de certa forma falaram bem ou mal, mas o importante é que sempre falaram!!!

Agradecer também a família
TUMULOS, pela oportunidade e confiança para que colaborássemos com esse belo projeto, que tem muito a acrescentar ao movimento.

Vocês estão de parabéns pela grande iniciativa.


E pra fechar, saúde e paz pros manos que nos considera e
ZÉ POVINHO sai da RETA!!!

29 comentários:

  1. obrigado pela entrevista que e' uma forma de mostrarmos as variadas epocas e historias da pixacao.

    obrigado por ajudar a gente nesse projeto

    abraco

    TUMULOS * bacal

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. os manos ai são pela ordem e jah vem de uns anos atras ..representando o movimento
    o blog tá maneiro tatei e bacal

    abraço
    7°SE/\/TIDO .jota*

    ResponderExcluir
  4. Muito foda mano !!!
    Salve RETARDADOS RASH é Parcerão pra toda hora, quem conhece ta ligado !!!!
    Abraço meu irmão !!!

    GUETUS FC KUC !

    ResponderExcluir
  5. Firmeza total,a zona norte/brasilândia foi bem representada,satisfação total de poder troca ideia com varios cara da veia,é isso que espira,e fortalece o movimento.
    um só motivo, VANDALISMO PORRA!

    ResponderExcluir
  6. INGRATOS alex o RAD.14 de abril de 2009 às 19:42

    Bacana o blog e a materia dos caras ficou loka, abç ai rash e scul. RETARDADOS.



    (INGRATOS)

    ResponderExcluir
  7. Túmulos parabéns pela iniciativa de mostrar a todos um pouco da história da Pixação em São Paulo, contando um pouco da história de uma grande marca da zona norte que é o Retardados, que representou e representa até hoje a pixação em São Paulo, e quando digo que representam não é só na quantidade de pixos que fizeram e nem do grau de dificuldade de cada pixo e sim pela humildade desses caras, pelas amizades que fizeram nos rolês, nos points e no dia-a-dia, sem dizer que esses caras além de grandes pixadores, eu também os considero grandes amigos.

    Valeu Rash, Mad, Scul e Strass.

    Turma da Mão - "LARAPIOS" val

    ResponderExcluir
  8. Os kras são nota 10...mili anos de roles na norte...começei a pixar me inspirando nos karas q. fazem este tipo de arte NORTUNA

    SPIRITO m. ZN E ZL DE 1996 A 2009

    ResponderExcluir
  9. AE, FAZER PARTE DA "BANCAEU" É MOSATISFAÇÃO, SEM CONTAR Q É MAIS SATISFATORIO AINDA PPODER CONTAR COM O MANO RASH NOS GRAFFITIS, O MANO ME DEU AJUDA E TAMO AI ATE HJ, É NOIS RASH...

    MENOS1

    ResponderExcluir
  10. valeu familia retardados

    TATEI-TUMULOS

    ResponderExcluir
  11. Saudações a banca toda!!!daqui mais um da caminhada e pá....conheci o rash em 94 mais ou menos e desde então temos selado uma amizade de datas, também fui mais um dos que cresceram observando os pixo por toda SP e consequentemente sendo pixador!!1.....vida longa a todos os locos....Saudações!!!! O S + F O R T E S S E N H A * 1 3

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz de saber desde quando conheci o 95 RASH em 95 ou VULGO para outros, não mudou suas origens e nem sua humildades muleke sem palavras.

    Guateli

    ResponderExcluir
  13. SALVE RASH- SCUL
    MANOS FIRMEZA
    REPRESENTO NA ENTREVISTA
    A FAMILIA DA LESTE MANDA UM SALVE!!!

    PSICOPATAS-bz

    ResponderExcluir
  14. sem palavras para esse manos do retardados
    conheço esses cara de mili anos e afirgo com toda tranquilidade do mundo bats-rtds é uma coisa só um unico nome e uma amizade que ultrapassa decadas e sempre sera lembrados por nós do bats não só os dois mas todos os manos do retardados todos vcs são sem palavras

    ResponderExcluir
  15. cheguei ate ficar arrepiado
    com essas palavras de manos
    q sabem de tudo dessa cultura
    tâo descriminada
    jahe um abraço

    ResponderExcluir
  16. salve retardados..
    da hora conhecer um pouco da historia de vcs..
    parabens pelos anos de role...
    e ficou muito loka a entrevista....
    abraço a toda familia que eh sem palavras...
    paz
    bio e familia malditos

    ResponderExcluir
  17. salve galera ! aqui venho eu JET . tiozão dos RETARDADOS .que esta de boa hoje ..!venho aqui valorizar aquilo que um dia fiz muito . a arte
    noturna de fazer a sua marca ... ai RASH ..SCUL.. sem comentários .. vcs .. passaram td como foi e como começou..e como esta .... parabéns .. me recordei do point do fred.. OS METRALHAS ..ILÁRIOS . enfim todos os manos da antiga .. meus sinceros votos ..

    PAZ .. AMOR ... E FELICIDADES A TODOS ...

    MANO JET... PODE UM MILAGRE ENFIM ACONTECER .. QUANDO VC ACREDITAR.. ACREDITAR... É SÓ VC CRER.... FMZ FAMILIA..

    ResponderExcluir
  18. Venho também dizer que é a maior satisfação fazer parte desta familia que é o Retardados. Tenho maior saudades dos amigos que fiz e que por vários motivos não encontro mais, pois alguns já não estão entre nós, outros graças a deus estão e bom saber que eles estão bem com familia, trampo etc.. Não vou citar nomes para não ser injusto com aqueles que posso esquecer de citar, pois nestes 19 anos de pixo desde quendo eu comecei incentivado pelo genocidio que trampava comigo, fiz muitas amizades e ainda faço sem inimizades que não leva a nada.
    Deixo meu salve pra tida rapaziada que de um modo ou de outro contribuiram para fazer a história desse pixo.
    Retardados - Mad

    ResponderExcluir
  19. ACHO QUE VOCEIS REPRESENTARAO NA ANTIGA E CONTINUAO REPRESENTANDO ATE HOJE , MOSTRANDO QUE A PIXAÇAO É LEVADA A SERIO PRA PRA VOCEIS DO RETARDADOS!....

    PARABENS RASH E ESCUL.

    ResponderExcluir
  20. SALVE FAMÌLIA (OS+FORTES)
    Conheço os RTDS.RETARDADOS desde 1992, e por incrível que pareça já tivemos 03 DEBATES no decorrer de minha caminhada... Um pelo Primeiro letreiro da antiga turma ZICADOS que não nego, teve alguma (influência e não cópia) de vcs, o que de certa forma vejo como homenagem... Outro por um ATROPELO do STRASS, resolvido da melhor forma no anhamgabaú em 1995... E outro, Herança do aliado Xango, que o tempo e as ideias e a amizade superaram.
    Impossível pensar em OLD SCHOOL da ZN e não constar o RTDS na lista... Manos que representaram e continuam representando o MOVIMENTO com Humuldade... e que eu particularmente tenho a sorte de ter como AMIGOS além do MUROS... Satisfação ver registrada parte da CENA de VCS que são merecedores deste espaço.

    Um Forte Abraço a Família RETARDADOS, em especial ao RASH, STRASS, MAD e SCULL.

    ASS: "SUINOS".Presí

    ResponderExcluir
  21. Retardados letreiro moderno representa a ZN um abraço a familia toda

    Ary - MTS

    ResponderExcluir
  22. Pow mano, troquei uma ideia ae com o Rash hoje, digamos começamos as nos conhecer hoje mermo, tipo ele ja me deu varios conselhos, uma dicas & pá, to ligado começei esses dias mano tenho 18 anos ainda, tenho muito chão ai pela frente sabe, mais espera qe qndo eu seja mais velhos seja como vcs ae mano mou humildade respeito essas coisa, tipo espero representar minha marca qe é OS CAÇA XANA to ae mano voltano com a marca pra representar igual os da antiga pode ter certeza qe um dia eu vou olhar pra traz e agradeçer todos qe me ajudaraão & vão me ajudar, uns caras assim tem mou conseito meu memo assim qe eu olho e falo qero ser igaul ou qse igaul é um mano do LOSCURA o Rash ae do Retardados, posso naum conhecer pessoalmente mais ja vi na rua muitos pixos, grapixos essas coisa ssim mano, so tenho qe agradeçer a oportunidade de mandar OS CAÇA XANA to sabendo ae qe tem muito invesojo qrendo ta no meu lugar , eu sei qe sou nada ainda, to começando vou começar a ingatinhar agora mano, mais daqui uns dias eu vou estar de pé e fazeno meu role sem desmereçer ngm, ae Rash sastifação mesmo veio de conhecer ter conheçido vc (Y)

    ResponderExcluir
  23. ESSE MANO DOS CAÇA XANA JÁ TA COMEÇANDO ERRADO NO MUNDO DO LANCHE!,DIGO NO MUNDO DO PICHO!!!
    VAI RABISCAR ANTES DE LANCHAR!!!!

    ResponderExcluir
  24. MVL

    RETARDADOS representaaa FAVELA DO PÓ
    é nois .

    ResponderExcluir
  25. Que da hora o blog e muito mais por ter incluído os RETARDADOS nessas entrevistas, sou sobrinho do ZOOMP, o MAZÂO que é irmão da Negra Li e o Nobre que é super amigo tbm, estão todos de boa, com família e tals !!! Lembro do primeiro pixo dos caras na nossa rua mesmo, ninguém entendia porra nenhuma do que estava escrito...hehehe...tipo revolucionou mesmo a parada !!! Show de bola !!!
    Vou fazer meu TCC sobre pixo e já tenho uma par de material tirado inclusive do blog.
    Novamente Parabéns manos, não deixem a peteca cair não !!! Abraços.
    Binho !!!

    ResponderExcluir
  26. Aoa Salve rapa do pixo!
    (OTM)*OS + SIMPLES* MR.X

    ResponderExcluir
  27. Salve agradeço por ser dessa gangue, tbm andei no começo com MAD GENOCÍDIO E JET, AINDA fazia SUICIDE OU MEU APELIDO SOLO PRIMO.... Depois 20 e poucos anos lembraram me colocar na gangue dos RETARDADOS ZN..... Mad e Rash amigos se escola e infância, bons manos, por me considerar mais um RETARDADO, valeu.... RETARDADOS PRIMO ZN ������

    ResponderExcluir
  28. Bando de vagabundos e bastardos!!!!!!

    ResponderExcluir